Enquanto as obras de construção da linha 2 do metrô de Belo Horizonte estão em andamento com previsão de término em 2028, a linha 1 pode sofrer uma nova expansão. O secretário de infraestrutura e mobilidade do Governo de Minas, Pedro Bruno, e a prefeita Marília Campos (PT), estão, nesta sexta-feira, em Brasília para pleitear recursos do Governo Federal, com o objetivo de levar as composições até o Viaduto Beatriz.
A Metrô BH, concessionária responsável pelo transporte, protocolou um pedido junto ao Ministério das Cidades para tentar investimentos via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Rádio 98 apurou que o projeto prevê um aporte de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Ele prevê a construção de cerca de três quilômetros e meio de linha, com a implantação de duas novas estações: Parque São João e Beatriz. Atualmente, a linha 1 tem 28,1 quilômetros de extensão, com 19 estações ao longo do percurso. Obras estão sendo realizadas, com previsão de conclusão para 2026, para a implantação do terminal Novo Eldorado.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, afirma que a expansão é importante para a integração na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“Essa demanda vai fazer muito bem, não só para Contagem, mas também para toda a região metropolitana. Não apenas pelo metrô ser um transporte de qualidade, mas vai significar a integração do transporte do metrô e o ônibus. Não só de Contagem, mas também de Betim vindo da Via Expressa. Todo o estudo de viabilidade já foi feito e agora estamos nas tratativas finais com o Governo Federal”.
O secretário de infraestrutura e mobilidade do Governo de Minas, Pedro Bruno, explica que uma linha de crédito foi solicitada junto à União.
“Hoje foi dado um passo importante. A gente protocolou, no âmbito do Ministério das Cidade, o pleito de obtenção de uma linha de crédito da ordem de R$ 1 bilhão para viabilizar essa expansão. E esperamos poder contar com o apoio do Governo Federal para avançar com essa obra tão importante de mobilidade para a Região Metropolitana de Belo Horizonte”, disse.