O prefeito Álvaro Damião anunciou a abertura de mais 13 leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), que atende exclusivamente pelo SUS. Os novos leitos começam a funcionar nesta e fazem parte do plano da Prefeitura de Belo Horizonte para enfrentar o aumento nos casos de doenças respiratórias.
Com os novos leitos, sobe para 43 o total de novos leitos pediátricos abertos recentemente na capital: 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens, 10 no Hospital da Baleia e agora 13 no HUCM-MG, em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma).
“Esses leitos se somam aos 30 já liberados e fazem parte da nossa preocupação com as doenças respiratórias que atingem principalmente as crianças”, afirmou Álvaro Damião no sábado (10) durante o Dia D da Vacinação contra a Gripe, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, só entre 6 de abril e 3 de maio foram feitas 614 solicitações de internação para crianças com menos de 1 ano de idade. A abertura dos novos leitos busca acelerar os encaminhamentos hospitalares e garantir um atendimento mais ágil e adequado para os pequenos.
“Estamos no período de maior procura por atendimento por causa das doenças respiratórias. Nosso esforço é contínuo para ampliar a rede sempre que necessário”, disse o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.