Analista do Sebrae Minas, Agmar Campos explica que o principal desafio do ESG nos negócios é incorporar as boas práticas relacionadas ao meio ambiente, ao social e à governança ao dia a dia dos negócios, sejam eles grandes ou pequenos. Agmar falou sobre a importância da ESG em entrevista na 98 News nesta quinta-feira (5/6).
“O ESG é uma sigla em inglês que quer dizer Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance) que tem a ver com a sustentabilidade. Foi uma forma que o setor financeiro traduziu a sustentabilidade para o meio empresarial”, explica o analista.
Agmar destrincha a sigla ESG e exemplifica o que cada uma das letras quer dizer, na prática. “Quando a gente fala de E, a gente tá falando de aspectos ambientais que influenciam e tornam as empresas responsáveis por essa parte ambiental que também faz parte do negócio de qualquer empresa”, diz ele.
“Assim como o social também, no social a gente está falando da parte em que a empresa impacta ou sofre impactos pela sociedade, pelas pessoas, pela comunidade, seus fornecedores”, continua.
“E a governança, que é onde as empresas se adequam da melhor forma possível para atender aos anseios da sociedade, para gerar produtos e serviços que sejam importantes para a sociedade. É uma forma de posicionamento das empresas para que elas contribuam e minimizem os impactos que elas sofrem pela sustentabilidade”, define.
ESG torna empresas mais visíveis para o mercado financeiro
Ainda de acordo com Agmar, o conceito de ESG existe desde 2004, mas passou a ser amplamente utilizado a partir da pandemia de Covid-19, segundo ele por ter ficado mais evidente a relação do meio ambiente com as empresas e a sociedade. O analista diz que o setor financeiro foi um dos responsáveis por impulsionar o ESG.
“Hoje as empresas conseguem se enxergar melhor nessa contribuição para a sustentabilidade. O setor financeiro foi o que impulsionou mais esses aspectos, na medida em que ele se conscientizou e criou normas para que isso pudesse ser adotado pelas empresas no mundo inteiro. À medida que as empresas fazem isso elas se tornam mais visíveis para o mercado financeiro, principalmente aquelas que estão com o capital em aberto em bolsas, elas também passaram a ser avaliadas por esses aspectos, dentro de outros que já são evidentes”, explica.
‘Principal desafio é incorporar ações ao dia a dia’
O analista do Sebrae Minas destaca ainda que a aplicação do conceito de ESG cabe para empresas de diferentes portes, seja elas grandes ou pequenos negócios. Para Agmar, o principal desafio é incorporar as práticas de ESG ao dia a dia das empresas.
“O primeiro desafio é entender que isso faz parte da gestão de qualquer negócio, não só das grandes empresas. Os pequenos negócios também são impactados e impactam esses aspectos no seu negócio de qualquer tipo, segmento e tamanho. O desafio é entender que isso faz parte da gestão e incorporar isso ao seu dia a dia”, diz.
“Lembrando que as empresas, à medida que estão diminuindo seu custo com energia elétrica, trocando lâmpadas para aquelas mais econômicas, que têm um impacto menor para o meio ambiente, isso também está impactando o seu negócio à medida que está diminuindo custos”, exemplifica.
“Quando ela tem um pensamento de tratamento de resíduos, isso é redução de custos e desperdícios. Quando ela faz isso, está melhorando o seu negócio e também impactando a sociedade. Quando olha para o social, está olhando para os seus colaboradores. Quando tem um trabalho interno que valoriza eles, trabalha a equidade, diversidade e inclusão dos colaboradores, também faz isso com a comunidade. Esse desafio de entendimento para mim é o principal, mas também tem a facilidade do entendimento de que várias ações já acontecem em todas as empresas”, pondera.
Por fim, Agmar indica a plataforma do Sebrae Minas em que empreendedores podem aprender sobre sustentabilidade e ESG. “O Sebrae tem a plataforma sebraeplay.com.br que as pessoas podem acessar. Tem uma aba que a gente trata da sustentabilidade”, conta.
“Lá [na plataforma] a gente fala de todos esses aspectos, a gente mostra um conteúdo feito para a pequena empresa, direcionado para a pequena empresa de forma mais prática possível. As empresas conseguem olhar para o que está lá e entender os conceitos, ver algumas práticas que já foram adotadas por outras empresas e buscar ajuda do próprio Sebrae”, finaliza.