Estamos no início da segunda metade do ano e muita gente anda apavorada porque, até agora, não conseguiu equilibrar a vida financeira. Muitos prometem, logo no início do ano, não se endividar. Mas, para a maioria das pessoas a realidade é outra e as dívidas só acumulam. Mas sabia que é possível ainda colocar o orçamento em dia, faltando menos de seis meses para o fim de 2025? Quem garante é Cecília, líder da XP em Minas Gerais e no Espírito Santo. Em entrevista ao programa Deadline, da 98 News ela foi enfática: “Entender o seu orçamento, para onde você estar direcionando seus recursos”.
De acordo com ela, é possível colocar os pingos no ‘is’ e terminar 2025 sem peso na consciência e bolsos vazios. E o primeiro passo é se livrar, ou pelo menos, quitar as principais dívidas. Para isso, é preciso entender o que é que pesa mais no orçamento.
“E essas taxas de juros, realmente, elas podem consumir grande parte da sua remuneração, se você não tiver uma organização grande do seu orçamento, elas podem consumir grande parte da sua remuneração”, explica Cecília.
As especialista ainda alerta para os tipos de juros mais perigosos e que levam muita gente ao endividamento: os juros do cartão de crédito e do cheque especial.
“Deixar ali o cartão de crédito atrasar, usar o cheque especial, comprometer grande parte dos seus rendimentos, para empréstimos pessoais também, com taxas maiores, pode realmente, te atrasar e fazer com que você não consiga, muitas vezes, com os compromisso básicos do dia a dia.
Mas o cenário não é tão ruim quanto parece. Cecília explica como é possível escapar das armadilhas daquelas dívidas que insistem em nos perseguir.
“Então, o primeiro passo é você entender sua realidade financeira. Ter ali muito bem desenhado o fluxo de entrada, o fluxo de saída e entender, de fato, para onde você está direcionando, ali, a maior parte do seu recurso. Suas entradas, seja salário, rendimentos, alugueis”, finaliza.
