A terceira edição da Expo Favela Minas será realizada nesta sexta (18) e sábado (19/7), das 10h às 20h, na sede do Sebrae Minas, na região Oeste de Belo Horizonte. O evento é promovido pela Cufa Minas Gerais (Central Única das Favelas) em parceria com o Sebrae e tem como objetivo conectar empreendedores de favelas com investidores, empresas, instituições públicas e privadas.
Segundo a diretora da ExpoFavela Minas, Marciele Delduque, a feira já se consolidou como uma agenda fixa no calendário mineiro. Ela falou sobre o assunto na 98 News nesta segunda-feira.
“Nós estamos falando de um evento que se tornou realmente uma pauta cultural aqui do nosso estado de tamanha relevância, onde o objetivo é fortalecer os empreendedores de favela, trazendo aí uma liberdade financeira, um apoio através do conhecimento, da capacitação e obviamente da visibilidade e oportunidade que o evento oferta”, afirma.
Realidade empreendedora e impacto econômico
A ExpoFavela atua como ponte entre a base da pirâmide e o ecossistema de negócios e inovação. “A gente acredita que aí sim está a transformação, quando você entrega capacitação junto com oportunidades”, diz Marcieli. Ela lembra que os negócios das favelas já movimentam mais de R$ 202 bilhões por ano no Brasil e que o evento já ocorre em 22 estados e foi realizado internacionalmente na França.
“A gente não tá falando de um evento ou de um território de favela carente, a gente tá falando de um evento que já é uma potência”, completa.
O que esperar da edição 2025
A programação contará com expositores de diversas áreas, como gastronomia, moda, literatura, inovação, tecnologia, cultura e mídias comunitárias. Destaques incluem:
- Cozinha Show de Favela – um reality gastronômico com chefs de comunidades, transmitido para TV.
- Feira Literária – com presença de editoras e autores das periferias.
- Mentorias do Sebrae – com consultores oferecendo orientações práticas para quem deseja começar a empreender.
“A gente tá falando com empreendedores, mas também com o intraempreendedor. Então, aquele que ainda tá na dúvida, não sabe como e quando empreender, nós teremos ali através da parceria com o próprio Sebrae, mentores e consultores para trazer alguns direcionamentos”, destaca Marcieli.
Ingressos e participação
Os ingressos podem ser adquiridos por valor simbólico pelo link na bio do Instagram @expofavelaminasoficial, ou via plataforma Sympla. O espaço é aberto ao público, inclusive para quem ainda não empreende, mas deseja conhecer ideias e caminhos para começar.
“Já convoco toda quebrada para estar conosco dentro ali do Sebrae, um espaço muito acolhedor. Que você possa experimentar e vivenciar de tudo que há quanto negócio e oportunidade aqui em Minas”, convida a diretora.