O Cruzeiro venceu o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã, e assumiu a liderança do Brasileirão pela primeira vez em 11 anos. Com a vitória na 14ª rodada, a Raposa chegou aos 30 pontos e ultrapassou Flamengo e Bragantino, ambos com 27. A última vez que o clube mineiro terminou uma rodada no topo da tabela foi em 2014, ano do seu tetracampeonato brasileiro.

Desde então, o clube viveu uma montanha-russa: conquistou duas Copas do Brasil, mas também enfrentou a maior crise de sua história, com o rebaixamento em 2019 e três anos seguidos na Série B, beirando a falência. Voltou à elite em 2023, lutou contra o rebaixamento até as rodadas finais, escapou e ainda garantiu vaga na Sul-Americana. Agora, liderado por Matheus Pereira e Kaio Jorge, o Cruzeiro tenta recuperar o protagonismo nacional.
Na atual temporada, o time celeste sustenta a maior sequência invicta da Série A: são sete vitórias e dois empates nos últimos nove jogos. A última derrota foi no dia 20 de abril, fora de casa, contra o Red Bull Bragantino. Artilheiro do campeonato, Kaio Jorge chegou aos 12 gols e se isolou na ponta, deixando Arrascaeta, do Flamengo, em segundo lugar.