Alto Caparaó sedia a 1ª edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha nos dias 24, 25 e 26 de maio aos pés do Parque Nacional do Caparaó

Por

Siga no

Divulgação

Compartilhar matéria

A 1ª edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, na cidade de Alto Caparaó, aos pés do Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, e reúne dois símbolos de identidade de Minas Gerais: a culinária e as montanhas. O objetivo é promover a cultura dos festivais de gastronomia e da comida mineira consumida nas montanhas. Ao longo de todo o dia do Gamô, terá pratos de restaurantes locais, comidinhas e quitandas, além de uma exposição da cultura cafeeira da região.

A primeira edição do Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha do Caparaó é realizada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Cemig. A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, e concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é o café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 – e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando falamos em gastronomia de montanha pensamos em produtos e pratos consumidos em regiões montanhosas, pratos ricos em energia, aconchego (por conta do clima que é, geralmente, mais frio) e produtos específicos da região na qual a montanha está inserida”, conta Maria Clara Magalhães, chef, organizadora e curadora gastronômica do festival ao lado da também chef Carolina Fadel. À frente da Matula Cozinha e com vasta experiência em participação de festivais – como consultoras pelo Sebrae Minas e como restaurante expositor – as chefs realizaram um trabalho de imersão na região, que incluiu pesquisa de campo (ingredientes, produtos, personagens), curadoria de cardápio e estabelecimentos, consultoria com os estabelecimentos convidados para o festival e organização do evento junto ao Prepara Gastronomia, projeto formativo para negócios de gastronomia do Sebrae-MG.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com Klaus Pettersen, da Ultra Trail Caparaó, e um dos organizadores do festival, o Gamô quer reunir atletas e cultuar a identidade da cultura da montanha. “A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é seu café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local”, disse .

Programação gastronômica O evento contará com empreendimentos e produtores das 4 cidades do Caparaó Mineiro: Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Alto Jequitibá. “A região, gastronomicamente falando, possui uma cultura cafeeira muito forte, também em quitandas e subprodutos do café (chocolates, licores, artesanatos). Muitos dos estabelecimentos (e da população) estão localizados na zona rural, por esta razão, também estão presentes muitos dos pratos típicos da comida mineira: carne de lata, tutu de feijão, angu, hortaliças refogadas etc”, conta Carolina Fadel.

As atrações serão divididas em:

● Restaurantes locais com cardápios desenvolvidos com auxílio das chefs organizadoras do evento;

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

● Exposição, venda e degustação de cafés de produtores regionais e premiados, para cultuar o café do Caparaó, que ganhou o selo de denominação de origem em 2019;

● Mercearia com produtos e quitandas típicos da região;

● Cozinhas show com as chefs organizadoras do evento e chefs da região ensinando pratos e promovendo degustações para o público.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Gamô – Festival de Gastronomia de Montanha e 1º Campeonato Brasileiro de Corrida de Trilha e Montanha
Onde? Vereador Inimar Novaes de Campos s/n Vale das Hortências, Alto Caparaó – MG
Quando? Dia 24: 17h às 23h Dia 25: 11h às 23h Dia 26: 11h às 17h
Quanto? Entrada gratuita
Instagram @gamofestival

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Leônidas de Oliveira deixa o cargo Secretário de Cultura e Turismo de Minas

Belo Horizonte recebe a 500ª Exposição Anne Frank no Brasil

Música, dendê e muito axé: carnaval de Salvador é reconhecido como manifestação cultural do país

Lázaro Ramos compartilha seu processo criativo e reflexões sobre inovação no Hotmart FIRE 2025

Álvaro Damião convoca juventude para as ruas na Virada Cultural de BH

Cabeça de Boi: único filme mineiro no Festival de Gramado leva Uberaba às telonas

Últimas notícias

Câmara aprova em 1º turno PEC da Blindagem, que dificulta ações na justiça contra parlamentares

SAF do Atlético: Conselho aprova alteração na cláusula de anti-diluição

Governo Federal anuncia R$ 770 milhões para mobilidade urbana e drenagem em BH

Texto que autoriza armamento da Guarda Municipal de BH avança na Câmara

‘Golpista do Tinder’ é preso em aeroporto da Geórgia

Abrasel critica PL que quer reduzir horário de funcionamento de distribuidoras de bebidas em BH

Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Após despedida, Bar do Salomão anuncia ‘prorrogação’ e seguirá funcionando em ponto icônico

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 1 milhão em indenização por racismo