Fapemig comemora 40 anos com série de eventos em cidades polo da inovação em Minas

Siga no

Vacinas produzidas na UFMG estão entre os projetos que recebem investimentos da Fapemig. (Créditos: UFMG)

Compartilhar matéria

Para comemorar os avanços científicos das pesquisas mineiras ao longo de 40 anos, e colocar em pauta os desafios futuros da área, a Fundação de Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) realiza até o fim do ano, uma série de eventos em cidades estratégicas para a inovação no estado.

Uberlândia, Viçosa, Montes Claros e Belo Horizonte recebem os encontros com pesquisadores, empresários, gestores públicos e representantes de instituições de ensino e da sociedade civil para apresentar os impactos concretos das ações da fundação no desenvolvimento do estado. Uberaba e Caldas vão ser as próximas cidades a receber.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente da Fapemig, Carlos Arruda, destaca que a fundação tem investido em agricultura, mineração, indústria e saúde, contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

Cases de sucesso incluem a criação de um Centro Nacional de Vacinas e o crescimento da produção de cacau no estado. Ele aponta que, para os próximos anos, a Fapemig pretende avançar em inteligência artificial, mudanças climáticas e minerais estratégicos, áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento contínuo da ciência e tecnologia.

“Queremos comemorar junto com todos que se dedicam às pesquisas em cada região. Isso serve também para uma reflexão sobre os próximos 40 anos, considerando as grandes transformações tecnológicas e a participação de Minas nelas”, comentou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pesquisas regionais

Em cada região, a Fapemig vai selecionador “projetos inspiradores” que caracterizam os estudos e pesquisas locais, e que levam à reflexão sobre futuros projetos.

Entre os projetos selecionados, citados por Carlos Arruda, estão as pesquisas de amparo ao desenvolvimento de vacinas na UFMG, em BH ; estudos ligados ao café, como fermentação e agregação de valor, realizadas em Uberlândia; debates sobre pragas e doenças, tanto animais quanto vegetais, feitos em Viçosa e pesquisas de desenvolvimento da cachaça promovidas em Lavras.

Áreas estratégicas

Carlos Arruda destacou que os avanços de pautas estratégicas para o futuro da Fapemig envolvem investimentos em IA e tecnologias digitais, mudanças climáticas e impacto ambiental, além de minerais estratégicos

“Essas áreas já recebem muitos recursos e são consideradas foco da Fapemig”, afirma.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O dirigente diz que Minas tem grandes polos de desenvolvimento de recursos humanos, com departamentos de ciência da computação nas universidades, que são referência no Brasil e no mundo, além de ter como prioridade investimentos em transformação ambiental, descarbonização e redução dos impactos das mudanças climáticas na sociedade e economia.

As terras raras de nióbio e lítio, segundo Arruda, também são objeto de pesquisa e de recursos para a exploração mineral no estado.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Com inovação e tecnologia, mineração trilha caminho de desenvolvimento empresarial e social

Três Corações celebra os 85 anos de Pelé com programação especial

Homem é preso em Juiz de Fora por produzir cachaça clandestina

Contra privatização, servidores da Copasa declaram greve por tempo indeterminado

98News no Minas Trend: bastidores, tendências e negócios que movem a moda mineira

Semana Internacional do Café: Belo Horizonte recebe principal encontro de cafés do Brasil em novembro

Últimas notícias

Justiça marca audiências do processo criminal sobre rompimendo de barragem em Brumadinho

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 95 milhões

Revista The Economist elogia ações do Brasil para salvar as florestas

Ancelotti não será mais presença em Cruzeiro x Palmeiras, no Allianz Parque

Fora desde julho, Patrick volta a treinar com elenco do Atlético

Lateral destaque das categorias de base assina seu primeiro contrato profissional com o Cruzeiro

Tá difícil respirar: estudo da UFMG alerta para níveis de poluição acima do recomendado pela OMS, em BH

Cruzeiro enfrenta Palmeiras sem meio-campista, suspenso pelo STJD

Sinisterra treina integralmente no Cruzeiro e pode retornar contra o Palmeiras