Belo Horizonte receberá, na próxima semana, performances artísticas, projeções de video mapping, apresentações musicais e 13 instalações luminosas. A programação, gratuita, tem nome e endereço: vem aí a 4ª edição da Festa da Luz, prevista para ocorrer entre 14 e 17 de agosto no hipercentro da capital.
Neste ano, o circuito propõe um mergulho nas ‘Culturas Urbanas’ que moldam o viver em BH. Hip hop, grafite, funk e diversas outras manifestações artísticas não só figuram como protagonistas da cena cultural contemporânea, mas dão vida e colorido à cidade. É daí que vem, também, a força criativa para a Festa.
“O espaço urbano é um terreno fértil para manifestações artísticas e de resistência. Ao celebrar as culturas urbanas e periféricas, a Festa da Luz reforça seu compromisso com a democratização do espaço público e com a valorização dessas expressões como tecnologias de convivência, memória e futuro”, Juliana Flores, diretora artística e curadora do festival.
As atividades da Festa da Luz serão divididas entre a Praça da Estação, o Viaduto Santa Tereza, o Conjunto Sulacap/Sulamérica e as ruas Aarão Reis e Sapucaí.
Programação
Instalações
O formato, o tamanho e outros detalhes técnicos das 13 instalações do evento ainda são guardados em segredo. No entanto, a organização já garantiu o line-up é majoritariamente composto por artistas de Belo Horizonte. A seleção busca apresentar nomes que têm transformado o imaginário urbano com obras que unem arte contemporânea, arquitetura e cultura popular.
Entre os artistas escalados para a edição, está a grafiteira Bolinho, conhecida pelos personagens icônicos que colorem a cidade, e o Coletivo Levante, nascido no Aglomerado da Serra e que une arte, arquitetura e sustentabilidade.
Mas um spoiler já foi dado: em 2025, os arcos do Viaduto Santa Tereza vão se transformar num grande túnel de luz sob a instalação “FOCO”. Pra saber mais, só aparecendo por lá entre 14 e 17 de agosto.
Performances
Em diálogo com as instalações e com o tema da vez, a Festa da Luz promoverá diversas performances pelo circuito do festival. Entre os destaques, está o Duelo de MCs, que acontecerá em seu local tradicional: o Viaduto Santa Tereza. Com 18 anos de história, o movimento promove batalhas de versos livres e manifestações artísticas da cultura Hip Hop.
O festival também será palco de outro movimento tradicional de BH, o Velha Guarda do Soul, que resgata os bailes black dos anos 70, reunindo antigos frequentadores que com o passar dos anos foram sendo expurgados para a periferia da cidade.
Além disso, o evento terá as atrações Trovão Tropical, Na Régua, Arrastão Samba D’ouro e Karaokê da Bia.
Todos os detalhes da Festa da Luz 2025 estão disponíveis no Instagram do evento, aqui.
Obras marcantes
Nas edições passadas, os letreiros “Bater a laje no céu da boca” e “A vida vai ressurgir copulando só afetos” fizeram bastante sucesso – e causaram controvérsia. Por aqui, fica a expectativa e a curiosidade para o letreiro deste ano. Confira abaixo alguns registros da Festa da Luz.



Serviço
Festa da Luz 2025
Locais: Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Conjunto Sulacap/Sulamérica e ruas Aarão Reis e Sapucaí
Data: 14 a 17 de agosto
Gratuito