Os gatos são bichinhos independentes, misteriosos, carinhosos e, na maior parte das vezes, os reis das casas de muita gente. E como são tão especiais, ganharam até um dia para chamar de seu. Nesta sexta-feira (8/8), é celebrado o Dia Internacional do Gato, mas ela não é a única data para homenageá-los.
O dia 8 de agosto foi escolhido como Dia do Gato pela International Fund For Animal Welfare (fundo internacional para o bem-estar animal) e, desde então, vem sendo dedicado à conscientização das pessoas sobre as características e as necessidades destes animais.
Mas, atenção gateiros e gateiras: existem outras datas que também celebram a vida dos gatinhos. Fique de olho:
- 17 de fevereiro: Dia Mundial do Gato
- 20 de fevereiro: Dia do Gato
- 4 de junho: Dia de Abraçar seu Gato
- 8 de agosto: Dia Internacional do Gato
- 17 de agosto: Dia do Gato Preto
- 29 de outubro: Dia Internacional do Gato
E que tal aproveitar este dia para mimar ainda mais os bichinhos? Um petisco especial, uma nova caixa para explorar, alguns minutos de brincadeira ou até aquele cantinho ensolarado com uma mantinha macia já podem fazer toda a diferença.
Os bichanos apresentam uma enorme variedade de cores e padrões, resultado de uma combinação genética que envolve diferentes genes de pigmentação. Desde os clássicos gatos pretos, brancos, cinzas até os exuberantes tigrados, tricolores e malhados, a pelagem felina é um verdadeiro espetáculo da natureza.
Gatos são animais sensíveis e inteligentes, que valorizam a rotina, o conforto e, apesar da fama de independentes, também gostam de afeto à sua maneira. Mas, no fim das contas, o melhor presente ainda é a atenção e o amor diário que eles tanto merecem.
Ainda não tem um gatinho(a) pra chamar de seu? Saiba onde adotá-los e ajude a causa animal:
AdotaBH
Neste espaço, moradores de Belo Horizonte, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), protetores independentes e órgãos públicos municipais se unem para promover a adoção de animais, facilitando o encontro entre eles e suas novas famílias.
Bastadotar
É uma associação sem fins lucrativos, nascida na UFMG, em 2012, para combater os maus tratos aos gatos que viviam no campus Pampulha dessa Universidade. Mais tarde, sua ação se expandiu e extrapolou os muros da instituição. Está sediada em Belo Horizonte e, além de alimentar e cuidar dos gatos que vivem no complexo Ciências Humanas- Ciências da Informação e Letras da UFMG, hoje tem sob seus cuidados cerca de 80 gatos, 35 cães e uma égua. Não conta com patrocínio público ou privado e sobrevive das contribuições de seus membros, apadrinhamentos, rifas, bazares e venda de produtos.
AdoCão BH
*Estagiária sob supervisão do coordenador Roberth Costa