PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neymar reencontra o Cruzeiro e revive drama de Ronaldo Fenômeno

Siga no

Camisa 10 mira melhor forma antes da Copa do Mundo de 2026 (Foto: Raul Baretta/ Santos)

Compartilhar matéria

O reencontro de Neymar com o Cruzeiro, neste domingo (10), no Mineirão, vai muito além de um simples jogo do Brasileirão. O craque do Santos reencontra o adversário que, 13 anos atrás, sofreu com uma de suas atuações mais marcantes: um hat-trick no 4 a 0 sobre a Raposa, em 2012. Na época, a torcida celeste aplaudiu Neymar pela atuação lendária na Arena Independência. Agora, o cenário é outro. O craque busca provar que deixou para trás o drama físico que ameaça sua presença no Mundial de 2026.

A batalha de Neymar contra o tempo

Desde 17 de outubro de 2023, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em jogo contra o Uruguai, Neymar não conseguiu emendar uma sequência longa em alto nível. Foram 340 dias afastado até o retorno. Depois, vieram problemas comuns a quem enfrenta uma lesão tão grave: recondicionamento físico e lesões musculares recorrentes, que o tiraram de ação por mais 209 dias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No total, já são 549 dias longe dos gramados desde a contusão no joelho. Mas há sinais positivos. Sem lesões musculares desde maio, Neymar voltou a ter sequência: depois da pausa para a Copa do Mundo de Clubes, marcou três gols em cinco partidas e atuou os 90 minutos em todas elas.

O paralelo com Ronaldo Fenômeno

A história remete inevitavelmente ao que viveu Ronaldo Fenômeno entre 1999 e 2002. O atacante, então na Internazionale, sofreu uma torção no joelho direito em novembro de 1999, passou por cirurgia e, poucos meses depois, viveu o momento mais dramático: a ruptura do tendão patelar no mesmo joelho, em abril de 2000, na final da Copa da Itália.

A recuperação foi longa: 524 dias até voltar a jogar. E, mesmo assim, Ronaldo enfrentou mais 112 dias afastado por lesões musculares antes da Copa de 2002. No total, 636 dias no departamento médico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar disso, o Fenômeno foi convocado, marcou oito gols no Mundial, dois deles na final contra a Alemanha, e conduziu o Brasil ao penta. Um dos maiores retornos da história do futebol.

Mais um teste antes da Seleção

Neymar sabe que precisa convencer não só a torcida, mas também Carlo Ancelotti. O técnico da Seleção Brasileira certamente está de olho no desempenho do camisa 10, que tenta garantir vaga na lista para os últimos dois jogos das Eliminatórias. O Brasil enfrenta o Chile, no dia 4 de setembro, e a Bolívia, no dia 9 do mesmo mês.

Com a Copa marcada para junho de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, o jogo contra o Cruzeiro se torna mais um passo importante nessa corrida contra o tempo.

E a promessa é de casa cheia no Gigante da Pampulha. Os ingressos estão esgotados e a expectativa é que 59 mil pessoas estejam no Mineirão para acompanhar a partida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Henrique Faria

Jornalista graduado que atua como produtor e repórter da 98 FM desde 2023. Integra o 98 FC, 98 Esportes e as Jornadas Esportivas. Cobriu finais da Libertadores e da Copa do Brasil pela emissora.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Futebol no Brasil

CBF apresenta regras do Fair Play Financeiro no Brasil

Torcida do Remo invade gramado com imagem de Nazaré após acesso histórico à Série A

Raio-X da Série B: Atletiba na Série A em 2026; Chape e Remo também voltam a elite

Com gols de Alessio da Cruz, Athletic vira sobre o Paysandu e fica na Série B

Brasil sobe para 5º no ranking da Fifa e será cabeça de chave na Copa

Oscar passa a noite na UTI após quadro de arritmia cardíaca

Últimas notícias

TV, cama de casal e lavanderia: STF divulga imagens da ‘Papudinha’, onde está preso Anderson Torres

Como foram os ‘crias’ de Atlético e Cruzeiro na Copa do Mundo Sub-17

Acordo no Congresso derruba vetos ao Propag e destrava quitação de dívidas estaduais

Titular do Atlético tem lesão confirmada e vira dúvida para reta final do Brasileiro

‘Fizemos história’: Adidas se despede do Atlético nas redes sociais

Defesa diz que Bolsonaro não usou celular durante visita de Nikolas

Homem sobrevive quatro dias em grota com mangas e água da chuva em Paracatu

R$ 168,1 bi: café lidera projeção recorde da produção agropecuária em Minas, em 2025

Brasil perde para a Itália nos pênaltis e fica 4º lugar na Copa do Mundo Sub-17