PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Raio-X da Série B: Atletiba na Série A em 2026; Chape e Remo também voltam a elite

Siga no

Coritiba comemora o título da Série B. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

Compartilhar matéria

O Campeonato Brasileiro da Série B 2025 terminou neste domingo (23). Como acontece frequentemente, algumas surpresas positivas surgiram para encerrar a segundona nacional com fortes emoções para os torcedores

Equipes tradicionais da Série A retornaram a elite, como Coritiba e Athletico-PR, e outras ficaram fora, como Goiás e Criciúma. Na parte de baixo da tabela, o Paysandu, que tem ótima média de público jogando em casa, caiu para a Série C nacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Teremos Atletiba na Série A em 2026

No G-4, alguns favoritismos se confirmaram, como as voltas de Coritiba, campeão da Série B, e o Athletico-PR, sendo vice-campeão. Contudo, a Série A terá o retorno de algumas equipes que andavam sumidas da elite do futebol brasileiro.

Após quatro anos, a Chapecoense confirmou o retorno com a vitória sobre o Atlético-GO, na Arena Condá, por 1 a 0. A última vaga ficou com o Remo, que venceu o Goiás na “decisão” pela quarta posição, por 3 a 1, de virada. A equipe paraense volta a elite do futebol brasileiro depois de 31 anos. A última vez que o Leão Azul esteve na Série A foi em 1994. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Chape retorna à Série A depois de quatro anos. O Remo volta depois 31 anos ausente. (Fotos: Rafael Bressan/ACF e Samara Miranda/Remo)

Passagem para a Série C reuniu três times para uma “vaga

Assim como aconteceu no G-4, a disputa contra o rebaixamento também foi emocionante até as últimas rodadas. Porém, diferentemente do que aconteceu na parte de cima da tabela, onde quatro equipes entraram em campo buscando o acesso, três times já estavam rebaixados ao final da penúltima rodada: Paysandu (20º), Volta Redonda (19º) e Amazonas (18º).

Com isso, Athletic Club, Botafogo-SP e Ferroviária lutaram para não cair até a última rodada. A equipe mineira se salvou na última rodada ao vencer o Paysandu, por 2 a 1, em casa. Na rodada anterior, o Papão já havia decretado o descenso do Amazonas. Mesmo se não tivesse vencido, o time são-joanense se salvaria, porque Ferroviária e Botafogo-SP não venceram seus compromissos. 

Com gols de Alessio da Cruz, Athletic vira sobre o Paysandu e fica na Série B

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma vitória poderia salvar a Ferroviária do rebaixamento. Contudo, a equipe paulista perdeu para o Operário-PR e salvou o Botafogo, que não saiu de um empate com o Avaí, em Ribeirão Preto.

Atacante cabo-verdiano Alessio da Cruz marcou os gols do Athletic contra o Paysandu (Foto: Fernanda Trindade/Athletic)

Candidatos ao acesso navegam e “morrem na praia”; América faz campeonato ruim

Do quinto até o 16º, algumas reviravoltas aconteceram durante o campeonato. Equipes candidatas ao acesso à Série A e que se colocaram fortes ao G-4, “nadaram e morreram na praia”, como diz a música. 

Criciúma (5º), Goiás (6º) e Novorizontino (7º) sonharam com o acesso, mas tropeçaram no caminho. O Goiás, talvez, seja o time que mais tem a lamentar. O esmeraldino chegou a liderar a Série B por um bom tempo e até virou o turno para o returno na ponta da tabela, abrindo dez pontos para o quinto colocado. No entanto, a segunda parte da Série B da equipe esmeraldina encontrou oscilações e o que parecia ser impossível, se concretizou e a equipe goiana ficou fora do G-4. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Assim como aconteceu no ano passado, o Novorizontino namorou com o G-4 e até sonhou com o acesso, mas faltou fôlego na reta final para tornar o sonho uma realidade. O Criciúma também lutou pelo acesso e entrou na última rodada dependendo somente dele para chegar a elite. Porém, perdeu para o Cuiabá e viu o Remo atingir o objetivo ao vencer o Goiás. 

Outros times, com potencial e camisa para chegar na parte de cima, realizaram um campeonato oscilante e disputaram como figurantes, casos de Atlético-GO, Avaí e Cuiabá. 

América perde para o Athletico-PR e encerra a participação na Série B do Brasileirão

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sempre presente na lista de favoritos, o América decepcionou seus torcedores. Em grande parte do campeonato, o Coelho sequer ficou perto do G-4, e ainda lutou contra o rebaixamento, chegando a entrar no Z-4. Erros administrativos e resultados ruins, tornaram a Série B da equipe mineira bastante instável. Um dos complicadores da equipe mineira foi ter ficado mais de dois meses sem vencer um jogo na competição

Com a chegada de Alberto Valentim, o América reencontrou a confiança e o caminho das vitórias, deixando o Z-4 terminando em 14º, com 46 pontos. Com a campanha deste ano, a caminhada para 2026 tende a ser ainda mais difícil, pois encontrará fortes concorrentes na própria Série B, além das equipes rebaixadas da primeira divisão.

Compartilhar matéria

Siga no

Vinícius Silveira

Produtor, repórter, narrador e apresentador pela Rádio 98 FM desde 2018, é formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), com graduação entre 2012 e 2015. Acumula passagens por outras emissoras de rádio AM e FM, e jornais de Belo Horizonte.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

Sampaoli é flagrado trocando figurinhas do álbum da Copa do Mundo no Rio

CBF afasta árbitro mineiro e VAR após polêmicas em Palmeiras x Chapecoense

América anuncia Umberto Louzer como novo técnico

Roger Silva não é mais técnico do América

América perde para o Juventude e segue na lanterna da Série B

Procurando a primeira vitória, América encara o Juventude em Caxias do Sul

Últimas notícias

Lula diz que irá ao G7 para “colocar ordem na casa” após novas ameaças tarifárias dos EUA

Cruzeiro recebe proposta oficial do Betis por Kaiki e avalia venda

STF acaba com idade mínima para aposentadoria especial de trabalhadores expostos à insalubridade

Jarbas Soares oficializa pré-candidatura ao Governo de Minas pelo PSB

Florentino Pérez anuncia o retorno de José Mourinho ao Real Madrid

Comissão governista vai aos EUA para tentar derrubar classificação de PCC e CV como terroristas

Davi Alcolumbre diz que pressão para abrir CPMI do Master tem motivação eleitoral

Com lesão, Uruguai bate o martelo sobre Arrascaeta na Copa do Mundo

Alcolumbre diz que Senado não será ‘carimbador’ da PEC do fim da escala 6×1