Uma tendência peculiar tem ganhado destaque nas redes sociais e e-commerces da China: adultos recorrendo ao uso de chupetas como mecanismo de alívio para o estresse do dia a dia. Encomendadas em massa, as “chupetas adultas” vêm se tornando símbolo da busca por conforto em meio à ansiedade contemporânea.
De acordo com o periódico South China Morning Post (SCMP), usuários das “chupetas adultas” apontaram, entre os benefícios do uso, alívio imediato do estresse no trabalho, melhora no sono, ajuda para parar de fumar e sensação de conforto psicológico remetendo à infância.
O conforto seria fruto de um mecanismo psicológico chamado “regressão”, um impulso inconsciente de retornar a uma fase mais segura e simples da vida, especialmente em situações de estresse emocional intenso.
Quanto custa
Mais do que moda, o movimento também tem impactado a economia chinesa. Além de ser maior que uma chupeta infantil tradicional, o acessório para adulto também é mais caro. Em plataformas de venda como Taobao e JD.com, podem ser encontrados “bicos” de até 500 yuans (aproximadamente R$ 375).
Alerta!
Apesar dos supostos benefícios ao bem estar, o uso prolongado de chupetas por adultos pode representar alguns riscos à saúde. Dentista da província de Sichuan, no Sudoeste da China, onde a moda já é realidade, Tang Caomin explicou ao SCMP que a alternativa pode causar alterações dentárias, problemas na mandíbula e até infecções na mucosa oral.
A revista estadunidense-canadense Vice também alertou para o motivo por trás da nova moda. A adoção de “chupetas adultas” estaria relacionada ao nível de sobrecarga de jovens, e como o conforto simbólico pode parecer mais acessível que alternativas como terapia ou técnicas de manejo emocional tradicionais.
Nesse sentido, o China Daily adverte: recorrer exclusivamente à chupeta pode adiar o tratamento de causas reais da ansiedade e dificultar o desenvolvimento de estratégias resilientes de enfrentamento.
Será que a moda pega no Brasil?