Presidente da Confederação projeta crescimento e reforça representatividade do mutualismo no Brasil

Siga no

A proteção patrimonial mutualista foi tema de um encontro que acontece nesta sexta-feira (15/08), no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução).

Compartilhar matéria

O presidente da Confederação Brasileira da Proteção Patrimonial Mutualista, Kléber Vitor, destacou nesta sexta-feira (15/8), em evento realizado no Rio de Janeiro, que a lei complementar e o processo regulatório são essenciais para proteger o consumidor e impulsionar o crescimento do setor. Segundo ele, o selo previsto na legislação cria oportunidades econômicas relevantes e, com um mercado atual estimado em R$ 12 milhões de reais e 8 milhões de veículos, a expectativa é que o faturamento do segmento dobre em até três anos. Kléber ressaltou que mais de 2 mil associações já se apresentaram para se adequar às novas regras e que o prazo de adesão encerrou em 15 de julho, marcando um momento de consolidação para o setor.

Ele também enfatizou a surpresa com o número de associações existentes, que era subestimado, e afirmou que há grande potencial para ampliar a base de associados. Para o dirigente, a união por meio de confederações e federações fortalece o segmento e garante representatividade perante órgãos reguladores, o Judiciário e a sociedade, fator considerado vital para enfrentar desafios futuros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira a fala do presidente:

Evento destaca a Proteção Patrimonial Mutualista

A proteção patrimonial mutualista foi tema de um encontro que acontece nesta sexta-feira (15/08), no Rio de Janeiro. Batizado de “O novo sistema de Proteção Patrimonial Mutualista e seus desafios legais e regulatórios”, o evento é organizado pela Confederação Nacional de Proteção Patrimonial Mutualista e contece no Hotel Fairmont Rio, em Copacabana. Entre os presentes, representantes do Judiciário, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), de associações, federações e confederações do segmento.

Participam do encontro o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, o ministro do Superior Tribunal de Justila, João Otávio Noronha, o Diretor da Susep, Airton Renato de Almeida Filho e o presidente da Confederação Nacional de Mútuas do Brasil, Kleber Vitor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista à 98 FM, o ministro Luiz Fux destacou a relevância de eventos que reúnem diferentes segmentos, como a Associação de Proteção Patrimonial Mutualista, por fornecerem ao Judiciário informações e conhecimentos específicos que ajudam na tomada de decisões. Segundo ele, compreender as peculiaridades desse setor é essencial, especialmente por se tratar de uma área nova, que exige decisões judiciais estáveis diante das recentes regulamentações. Fux ressaltou que a uniformidade e a coerência no entendimento das normas são fundamentais para garantir segurança jurídica e orientar corretamente o comportamento das associações.

A diretora jurídica da Confederação Nacional da Proteção Mutualista, Fabiana Santana, destacou que o principal desafio jurídico após a regulamentação da lei de consulta pública é garantir que o Judiciário compreenda a diferença entre proteção patrimonial mutualista e seguro. Ela explicou que, historicamente, a jurisprudência aplicou o mesmo entendimento dos contratos de seguro às relações mutualistas, mas a nova normativa reforça que se tratam de sistemas distintos, pautados pela autonomia da vontade. Para ela, será necessário conscientizar advogados, magistrados e demais operadores do direito para que essa separação seja respeitada, evitando interpretações que prejudiquem o setor.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta

Presidenta do México pede apoio de Lula para produção de etanol

Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado

Mega da Virada: apostas começam neste sábado com prêmio recorde de R$ 850 milhões

Lula assina projeto de lei Antifacção e envia ao Congresso em regime de urgência

PBH anuncia projeto de requalificação do Centro: ‘Vamos ver prédios onde tinha galpões’, diz Damião

Últimas notícias

Kaio Jorge ‘desencanta’ e Cruzeiro vence o Vitória no Mineirão

Atlético conquista título mineiro no sub-17 contra o Cruzeiro

Atlético x Lanús: Conmebol anuncia decisão da Sul-Americana no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai

Cúpula do Clima, em Belém, terá a participação de 143 delegações

‘Assunção vai ficar pequena pra nós’: zagueiro do Atlético projeta final da Sul-Americana

Classificado na Sul-Americana, Atlético encara o Internacional no Brasileirão; saiba onde assistir

No Mineirão lotado, Cruzeiro encara o Vitória pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Um ano do Novo Acordo do Rio Doce: reparação avança com resultados concretos

Destaque da base, Mosquito acerta renovação com o Atlético até 2030