Novo é notificado por uso de música do Legião Urbana em evento de Zema e governador reage

Siga no

A Legião Urbana Produções disse que houve violação dos direitos autorais e solicitou que o governador e o partido não usem mais a música em publicações futuras (Romeu Zema/Divulgação)

Compartilhar matéria

O produtor musical Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, encaminhou uma notificação extrajudicial ao partido Novo pelo uso da música “Que País É Esse?”, da banda Legião Urbana, no lançamento da pré-candidatura do governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) à Presidência da República.

No documento, enviado nessa segunda-feira (18/8), a Legião Urbana Produções, empresa comandada por Manfredini, disse que houve violação dos direitos autorais e solicitou que o governador e o partido não usem mais a música em publicações futuras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O evento em questão foi realizado no último sábado (16/8), na Câmara Americana de Comércio para o Brasil, em São Paulo. Em conversa com a Folha de S. Paulo, Giuliano Manfredini disse que nem Zema e nem o partido Novo solicitaram o uso da música.

“Mais uma vez a extrema direita insulta a obra do meu pai, a memória dele, e faz uma afronta aos direitos autorais”, disse. “Ultimamente [a música] tem sido usada pela extrema direita, que usa de forma ilegal várias obras que não condizem com os valores perpetrados por nós. Quem tem feito isso, os únicos que têm atentado contra o direito autoral, são da extrema direita”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nas redes sociais, nesta terça-feira (19/8), Zema publicou o trecho de uma entrevista de Renato Russo, em que o artista diz defender “tradição, família e propriedade”.

“Concordo 100% com Renato Russo: um país deve preservar suas tradições, ⁠família é a base de tudo e o ⁠capitalismo é o melhor sistema de governo para gerar riqueza e tirar as pessoas da pobreza. Viva Legião!”, escreveu o governador de Minas Gerais.

A Rede 98 procurou o partido Novo e o governo de Minas Gerais para obter um posicionamento sobre o assunto e aguardo o retorno.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A canção Que País é Este, lançada em 1987, se tornou um dos hinos de crítica social e política do Brasil, marcada por versos que questionam corrupção, desigualdade e a falta de perspectivas.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Vetos ao Propag impedem a nomeação de novos agentes da Polícia Civil, diz Mateus Simões

Tarcísio diz que não gasta tempo pensando em candidatura à Presidência em 2026

Governo Trump chama Moraes de “tóxico” e reage a decisão de Dino 

Governo Trump chama Moraes de “tóxico” e reage a decisão de Dino 

EUA reagem à decisão de Dino: ‘nenhum tribunal estrangeiro pode invalidar sanções americanas’

Moraes mantém condenação de mulher que pichou ‘perdeu, mané’ em estátua no 8 de janeiro

Últimas notícias

STF tem maioria para obrigar Previdência a pagar auxílio a vítimas de violência doméstica

CBF negocia fim da ‘Pré-Libertadores’ para clubes brasileiros; entenda

VÍDEO: Carro atinge casal tiktoker durante gravação em restaurante nos EUA

Praça da Liberdade ganha delegacia de proteção ao turista

Kalil de volta ao tabuleiro político mineiro

Pré-lista da Seleção Brasileira: quem são os nomes cotados?

Empresário confessa ter matado gari em BH

Suzane von Richthofen, Matsunaga e mais: Marina Ruy Barbosa surge no trailer de Tremembé

Brasileiros têm 70,5% da renda comprometida com contas a pagar, aponta estudo da Serasa