PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

UFMG recruta crianças de até 2 anos para pesquisa sobre desenvolvimento infantil

Siga no

A pesquisa pretende reunir novas evidências para orientar políticas públicas, práticas pedagógicas e estratégias de intervenção precoce (Pixabay)

Compartilhar matéria

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) buscam crianças de até 2 anos para participar de um estudo que investiga marcos do desenvolvimento saudável na primeira infância. A iniciativa, que já avaliou mais de 800 crianças no Brasil, pretende reunir novas evidências para orientar políticas públicas, práticas pedagógicas e estratégias de intervenção precoce.

A proposta é analisar marcos do desenvolvimento saudável de crianças de até 7 anos e 11 meses, sem suspeita de problemas neurológicos. O estudo é conduzido pelo grupo de Avaliação do Desenvolvimento Infantil do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM/UFMG) da Faculdade de Medicina da UFMG.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a pediatra Débora Marques Miranda, professora da UFMG e vice-coordenadora do CTMM, a participação permite que as famílias possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e usufruir da informação para otimizar a estimulação em cada um dos campos.

A avaliação, no entanto, não tem caráter diagnóstico e não se destina a identificar transtornos como autismo ou TDAH. Durante o período de análise, as crianças passarão por atividades lúdicas, observação direta e entrevistas com os responsáveis.

Entre os instrumentos utilizados está o Battelle Developmental Inventory (BDI), ferramenta reconhecida por medir, de forma consistente, cinco áreas fundamentais do desenvolvimento: comunicação, cognição, motricidade, aspectos socioemocionais e adaptação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os resultados serão comunicados apenas aos pais, sob sigilo dos nomes de todos os demais. Podem participar do estudo crianças entre 0 e 2 anos sem suspeita ou diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento e que não nasceram prematuras.

As atividades serão realizadas presencialmente no campus saúde da UFMG, localizado no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os pais ou responsáveis interessados devem se inscrever até sexta-feira (28/8), pelo formulário.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Defesa Civil interdita faixa da MG-356 por risco de queda de pedras

Carnaval de BH terá escola temporária para filhos de ambulantes e catadoras de recicláveis: ‘luta de muitos anos’

Carnaval 2026: BH está em ranking de destinos mais procurados para viagens entre amigos

Acidente no Anel Rodoviário trava trânsito no Betânia (BH) hoje

Queda de árvore interdita avenida Álvares Cabral em BH e mobiliza bombeiros nesta sexta

Ônibus desgovernado bate em muro e atropela idosa em Belo Horizonte

Últimas notícias

Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses

Gonet pede à PF parecer sobre devolução de bens de ex-ministro condenado no 8 de janeiro

Toffoli é alvo de seis representações por condução do caso Master; veja o status de cada ação

CMN amplia atuação preventiva do FGC contra crises bancárias

NRF aponta novas tendências para o varejo em 2026

Conab projeta safra recorde de grãos em 2026

VÍDEO: Idoso descobre morte do neto durante missa e é consolado por padre

2016 x 2026: como estavam América, Atlético e Cruzeiro há 10 anos; veja carrossel

Habilidades humanas viram diferencial no mercado de trabalho em Minas