UFMG recruta crianças de até 2 anos para pesquisa sobre desenvolvimento infantil

Siga no

A pesquisa pretende reunir novas evidências para orientar políticas públicas, práticas pedagógicas e estratégias de intervenção precoce (Pixabay)

Compartilhar matéria

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) buscam crianças de até 2 anos para participar de um estudo que investiga marcos do desenvolvimento saudável na primeira infância. A iniciativa, que já avaliou mais de 800 crianças no Brasil, pretende reunir novas evidências para orientar políticas públicas, práticas pedagógicas e estratégias de intervenção precoce.

A proposta é analisar marcos do desenvolvimento saudável de crianças de até 7 anos e 11 meses, sem suspeita de problemas neurológicos. O estudo é conduzido pelo grupo de Avaliação do Desenvolvimento Infantil do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM/UFMG) da Faculdade de Medicina da UFMG.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a pediatra Débora Marques Miranda, professora da UFMG e vice-coordenadora do CTMM, a participação permite que as famílias possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e usufruir da informação para otimizar a estimulação em cada um dos campos.

A avaliação, no entanto, não tem caráter diagnóstico e não se destina a identificar transtornos como autismo ou TDAH. Durante o período de análise, as crianças passarão por atividades lúdicas, observação direta e entrevistas com os responsáveis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os instrumentos utilizados está o Battelle Developmental Inventory (BDI), ferramenta reconhecida por medir, de forma consistente, cinco áreas fundamentais do desenvolvimento: comunicação, cognição, motricidade, aspectos socioemocionais e adaptação.

Os resultados serão comunicados apenas aos pais, sob sigilo dos nomes de todos os demais. Podem participar do estudo crianças entre 0 e 2 anos sem suspeita ou diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento e que não nasceram prematuras.

As atividades serão realizadas presencialmente no campus saúde da UFMG, localizado no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os pais ou responsáveis interessados devem se inscrever até sexta-feira (28/8), pelo formulário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

‘Obras seguem paradas’, diz Prefeitura de Contagem após decreto de Zema envolvendo Rodoanel

Bebês são transferidos da UTI do Hospital das Clínicas após casos de piolho-de-pombo

Zema publica decreto para acelerar licenciamento ambiental do Rodoanel Metropolitano

Acidente entre carro, carreta e micro-ônibus deixa 11 feridos na BR-040

Apostador de BH leva sozinho prêmio de R$ 1,7 milhão na Lotofácil

UFMG busca cuidadores de pessoas com transtornos psicóticos para pesquisa sobre saúde mental

Últimas notícias

Itamaraty condena declarações de ministro israelense sobre Lula: ‘ofensas e inverdades’

Desfalques na defesa e ‘dúvida’ no ataque: as opções de Cuca para escalar o Atlético para o clássico

CCBB BH 12 anos: show de Marina Lima e exposição dos anos 1980 gratuitos

Deputado Lucas Lasmar critica gestão da saúde em Minas

Lula volta a criticar Trump e defende soberania brasileira em reunião com ministros

Lula critica atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e defende cassação

Imagem desfavorável dos EUA dispara entre brasileiros, aponta pesquisa

Brasil retoma investimentos em energia hidrelétrica, fonte limpa e renovável

Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas