UFMG recruta crianças de até 2 anos para pesquisa sobre desenvolvimento infantil

Siga no

A pesquisa pretende reunir novas evidências para orientar políticas públicas, práticas pedagógicas e estratégias de intervenção precoce (Pixabay)

Compartilhar matéria

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) buscam crianças de até 2 anos para participar de um estudo que investiga marcos do desenvolvimento saudável na primeira infância. A iniciativa, que já avaliou mais de 800 crianças no Brasil, pretende reunir novas evidências para orientar políticas públicas, práticas pedagógicas e estratégias de intervenção precoce.

A proposta é analisar marcos do desenvolvimento saudável de crianças de até 7 anos e 11 meses, sem suspeita de problemas neurológicos. O estudo é conduzido pelo grupo de Avaliação do Desenvolvimento Infantil do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM/UFMG) da Faculdade de Medicina da UFMG.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a pediatra Débora Marques Miranda, professora da UFMG e vice-coordenadora do CTMM, a participação permite que as famílias possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e usufruir da informação para otimizar a estimulação em cada um dos campos.

A avaliação, no entanto, não tem caráter diagnóstico e não se destina a identificar transtornos como autismo ou TDAH. Durante o período de análise, as crianças passarão por atividades lúdicas, observação direta e entrevistas com os responsáveis.

Entre os instrumentos utilizados está o Battelle Developmental Inventory (BDI), ferramenta reconhecida por medir, de forma consistente, cinco áreas fundamentais do desenvolvimento: comunicação, cognição, motricidade, aspectos socioemocionais e adaptação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os resultados serão comunicados apenas aos pais, sob sigilo dos nomes de todos os demais. Podem participar do estudo crianças entre 0 e 2 anos sem suspeita ou diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento e que não nasceram prematuras.

As atividades serão realizadas presencialmente no campus saúde da UFMG, localizado no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os pais ou responsáveis interessados devem se inscrever até sexta-feira (28/8), pelo formulário.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Atenção redobrada! BH tem alerta de chuva com raios e rajadas de vento

Trânsito ganha novas opções no entorno da Estação São Gabriel, em BH

Normas do transporte escolar em BH estão mais rígidas; veja mudanças

Polícia fecha produção clandestina de whisky e gin na Grande BH após denúncia anônima

Com investimento de R$ 500 mil, CDL-BH será patrocinadora do Carnaval de BH

98 News faz cobertura especial do Imersão Indústria 2025

Últimas notícias

Atlético x Independiente del Valle: Conmebol divulga árbitro da partida de ida da semifinal

Cruzeiro em alerta contra o Fortaleza: titulares podem desfalcar time contra o Palmeiras

Depois de um mês, Alexsander volta a ser relacionado pelo Atlético

Moraes concede permissão para Bolsonaro celebrar o aniversário de 15 anos da filha

Atlético ganha reforço do elenco profissional para final do Brasileiro Sub-17

Em último dia no STF, Barroso pede retomada do julgamento sobre descriminalização do aborto

Renda variável, vida organizada: finanças para autônomos

O poder da imagem: como a roupa comunica antes da fala

Saber ouvir é uma habilidade de liderança