PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Praça do Papa é reaberta parcialmente neste sábado após um ano e meio de obras

Siga no

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, no platô intermediário, está em fase de conclusão o assentamento de cerâmica e o plantio de grama nos taludes. Já o platô inferior aguarda a execução do paisagismo (Foto: Qu4rto Studio/ Acervo Belotur/ Divulgação).

Compartilhar matéria

Em reforma desde fevereiro de 2024, a Praça do Papa, um dos cartões postais de Belo Horizonte, foi reaberta parcialmente para o público na manhã deste sábado (30/8). Durante a cerimônia de entrega das obras, o prefeito Álvaro Damião (União) disse que o point contará com a vigilância da Guarda Municipal por 24 horas.

“Hoje estamos inaugurando a primeira parte da praça, que é a parte de cima. Até o final do ano vamos inaugurar a parte de baixo”, anunciou o prefeito em suas redes sociais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, no platô intermediário, está em fase de conclusão o assentamento de cerâmica e o plantio de grama nos taludes. Já o platô inferior aguarda a execução do paisagismo.

Entre os espaços que irão integrar os diferentes níveis da praça, estão previstos a instalação de um novo playground, de equipamentos da Academia da Cidade e de um banheiro público. Esses equipamentos encontram-se em fase de preparação para execução.

O projeto contempla ainda a demolição e recomposição de todo o piso da praça, respeitando o desenho e as cores originais, além da modernização da iluminação, implantação de irrigação automática, revitalização do mobiliário urbano e integração da área onde hoje está o playground à área verde. As áreas que continuarão em obras da Praça do Papa permanecerão fechadas, mas sem impacto no trânsito da região. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final deste ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Obra passou por série de atrasos

A previsão inicial da Prefeitura de Belo Horizonte era de que as intervenções terminassem em dezembro de 2024. O prazo de entrega foi prorrogado para 17 de julho deste ano e, depois, para 14 de dezembro de 2025.

Em entrevista na rádio 98 News, Damião disse que o que atrasou as obras foi um item específico: o piso, que é tombado e só pode ser produzido por uma única empresa no Brasil.

“A gente lembra que ela é tombada, e o piso é tombado. Por causa desse tombamento, a gente teve o atraso na obra. A empresa que fornece o piso é uma só e ela teve que parar o maquinário dela. E por esse motivo a gente teve que também aguardar para colocar esse piso aqui”, declarou ele, na ocasião.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Santa Casa BH é eleita a melhor ONG do Brasil na área da saúde e a melhor de Minas Gerais

Aluguel de barco para navegação na Lagoa da Pampulha custa R$ 820 mil por 120 dias

Mulher abandona filhotes de cachorro em caixa de isopor no bairro Castelo

Projeto que autoriza painéis de LED em bancas de jornais de BH vai à sanção de Damião

Justiça rejeita pedido para suspender instalação de radares no Anel Rodoviário de BH

Toffoli autoriza diligências da PF em investigação sobre Banco Master

Últimas notícias

Governo cria primeiro Centro de Clima e Saúde na Amazônia, após COP30

Rubens Menin vai à Cidade do Galo e discute mudanças no futebol com os dirigentes

Brasil registra caso importado de ‘gripe K’ no Pará

Dos dez últimos treinadores do Cruzeiro, Tite é o que mais tem títulos na carreira

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização permanente para visitas de Michelle

Mercado aéreo brasileiro deve mais do que dobrar nas próximas duas décadas, prevê Airbus

Pesquisa 2026 e Copom derrubam mercado e juros futuros sobem

Zootopia 2 chega a US$ 1 bi e confirma força do cinema infantil

Nos pênaltis, Flamengo perde para PSG e fica com o vice no Intercontinental de Clubes da FIFA