O Atlético enfrentou o Bolívar fora de casa na noite desta quarta-feira (17/9), pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, e empatou por 2 a 2 na altitude de La Paz, a mais de 3 mil metros do nível do mar. O Galo abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, mas acabou cedendo o empate na segunda etapa. Após a partida, o técnico Jorge Sampaoli elogiou a postura do time em campo, mesmo diante de um cenário adverso.
“Hoje valeu muito a organização e o respeito pelo plano de uma partida muito complicada para qualquer equipe visitante. Creio que a personalidade que tiveram para jogar me pareceu relevante, importante. É o que mais valeu”, afirmou o treinador.
Além dos elogios, Sampaoli destacou as dificuldades físicas enfrentadas pelo Atlético durante o jogo. Para ele, a altitude prejudicou o desempenho da equipe no segundo tempo.
“Há um condicionante físico que te diminui muito na segunda etapa. Tivemos que fazer substituições obrigatórias. É muito difícil jogar aqui, contra uma equipe acostumada. Jogamos contra um rival que conhece muito bem este estádio, joga muito bem aqui, conhece os tempos de bola”, prosseguiu.
Por fim, o treinador projetou a partida de volta, na próxima quinta-feira (24/9), na Arena MRV. O Atlético decide a vaga em casa e precisa vencer para avançar às semifinais da Sul-Americana. Segundo Sampaoli, o duelo em Belo Horizonte será tão difícil quanto o da Bolívia.
“Não tem nada definido. Vamos ter que marcar de forma diferente lá (Arena MRV), ser cautelosos, sabendo que o rival também tem bom desempenho quando atua fora de casa. Será uma partida decisiva e equilibrada, em que teremos que estar muito bem para sustentar nossos ataques contra um adversário qualificado”, avaliou.
Mudança positiva
O elogio de Sampaoli à postura do Atlético nesta quarta-feira (17/9) representa um sinal positivo para o trabalho do treinador. No último domingo (14/9), após a partida contra o Santos, o argentino havia criticado a postura do time em campo e chegou a dizer que “não se sentiu representado”.
Antes de enfrentar o Bolívar, na próxima quinta (24/9), o Atlético encara o Botafogo neste sábado (20/9), às 20h30, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro.
Leia também: Atlético volta a marcar dois gols no primeiro tempo após mais de seis meses