A revista norte-americana Variety, uma das mais respeitadas publicações sobre a indústria cinematográfica, divulgou nesta quinta-feira (26/9) suas previsões para o Globo de Ouro 2026 e destacou o brasileiro Wagner Moura como forte candidato ao prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama. O baiano ganhou espaço na corrida graças à performance em O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho.
A análise da Variety coloca Moura em posição de destaque em um cenário que remete ao feito de Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, em janeiro deste ano, pelo longa Ainda Estou Aqui. Assim como ocorreu com a atriz, a publicação avalia que o ator pode se beneficiar da divisão da categoria de atuação entre Drama e Comédia/Musical. Isso porque nomes de peso como Timothée Chalamet (Marty Supreme) e Leonardo DiCaprio (Uma batalha após a outra), concorrem na vertente de Comédia/Musical, abrindo espaço na disputa dramática.
Mesmo assim, Moura não terá caminho fácil. Entre os rivais apontados pela revista estão Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido), Dwayne Johnson (Coração de Lutador – The Smashing Machine) e o veterano Daniel Day-Lewis (Anemone).
Além da categoria de atuação, O Agente Secreto também aparece nas previsões para Melhor Roteiro, assinado por Mendonça Filho, e Melhor Filme de Língua Não Inglesa. No entanto, segundo a Variety, a produção brasileira não figura entre as favoritas nessas duas frentes.
A lista oficial de indicados ao Globo de Ouro será revelada em 8 de dezembro. Já a cerimônia da 83ª edição do prêmio está marcada para 11 de janeiro de 2026.