O ministro Edson Fachin toma posse nesta segunda-feira (28/9), às 16h, como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia será transmitida pelo canal oficial do tribunal no YouTube. Ele sucede Luís Roberto Barroso e exercerá a função por dois anos, até 2027, tendo Alexandre de Moraes como vice-presidente.
Aos 67 anos, Fachin se torna o 62º presidente da Corte. Indicado em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff, já comandou o Tribunal Superior Eleitoral em 2022 e relatou processos de grande impacto, como a derrubada do Marco Temporal, a criminalização da homotransfobia e ações sobre a Lava Jato.
A nova gestão terá como desafios julgamentos relacionados à tentativa de golpe de 2022 e aos atos de 8 de janeiro de 2023. Também estão na pauta discussões de forte repercussão econômica e social, como a definição do vínculo trabalhista entre plataformas digitais e motoristas de aplicativo.
Além da presidência do STF, Fachin também passa a dirigir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável pelo controle administrativo e orçamentário do Judiciário. Já Alexandre de Moraes, vice-presidente, seguirá como relator dos processos ligados à investigação da trama golpista.