Três cientistas vencem o Nobel de Medicina 2025 por suas descobertas no funcionamento do sistema imunológico

Siga no

Mary E. Brunkow, Frede Ramsdell, Shimon Sakaguchi (Foto Reprodução/Nobel Prize)

Compartilhar matéria

O sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo, precisa se regular para não atacar as células do próprio corpo. O estudo desse mecanismo rendeu a Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2025, anunciado nesta segunda-feira (6). Suas descobertas abriram o caminho para um novo campo de pesquisa direcionado ao desenvolvimento de novos tratamentos de doenças autoimunes e do câncer.

Eles identificaram as células T reguladoras, guardiãs do sistema imunológico, as quais impedem que as células imunológicas ataquem o nosso próprio corpo. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Suas descobertas foram decisivas para a nossa compreensão de como o sistema imunológico funciona e por que nem todos desenvolvemos doenças autoimunes graves”, diz Olle Kämpe, presidente do Comitê Nobel.

Inicialmente, em 1995, Shimon Sakaguchi, em uma linha de pensamento diferente dos demais pesquisadores, descobriu que o sistema imunológico era mais complexo do que a comunidade científica conhecia naquele momento. Acreditava-se que somente as células do sistema imunológico eram responsáveis pela regulação das defesas do corpo. Sua descoberta apresentou para a ciência uma nova classe de células imunológicas, até então desconhecidas.

Seis anos depois, os outros dois laureados, Mary Brunkow e Fred Ramsdell, descobriram que uma mutação causada em um gene, batizado por eles com o nome de Foxp3, causa uma série de doenças autoimunes. Posteriormente, de forma brilhante, Shimon Sakaguchi ligou essa descoberta com a dele ao provar que o Foxp3 governa o desenvolvimento das células que ele havia descoberto anteriormente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como consequência de seus trabalhos, um novo campo de pesquisa foi lançado, enriquecendo os estudos no desenvolvimento de tratamentos para o câncer e doenças autoimunes, sendo que muitos desses tratamentos já estão participando de estudos clínicos.

Mary E. Brunkow, nascida em 1961. Doutora (Ph.D.) pela Universidade de Princeton, Princeton, EUA. Gerente Sênior de Programas no Instituto de Biologia de Sistemas, Seattle, EUA.

Fred Ramsdell, nascido em 1960. Doutor (Ph.D.) em 1987 pela da Califórnia, Los Angeles, EUA. Consultor Científico da Sonoma Biotherapeutics, São Francisco, EUA.

Shimon Sakaguchi, nascido em 1951. Médico (M.D.) em 1976 e Doutor (Ph.D.) em 1983 pela Universidade de Kyoto, Japão. Professor Distinto no Centro de Pesquisa de Fronteiras da Imunologia da Universidade de Osaka, Japão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Vitor Viterbo

Doutorado em Química na Universidade Federal de Minas Gerais em 2014. Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional no CEFET-MG(2009). Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais em Química (2003). Experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Química Computacional, desenvolvimento de sistemas eletrônicos microprocessados, inteligência artificial, desenvolvimento de equipamentos médicos e análises químicas.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Infância conectada

Você sabe quanto custa o seu mês?

Você precisa de mais roupas ou de mais clareza sobre seu estilo?

A força invisível das marcas vem de dentro

Bicicleta dobrável: mobilidade sem complicação

Inadimplência recorde desafia otimismo dos dados oficiais

Últimas notícias

Médico e equipe de enfermagem são denunciados por homicídio após omissão de socorro em UPA

Governo estuda elevar IOF após derrota no Congresso

A tecnologia não substitui o humano, amplia o humano

Brasil mostra evolução sob comando de Ancelotti e goleia Coreia do Sul

Caso Deloitte expõe riscos do uso sem supervisão da inteligência artificial

Farpas entre Haddad e Tarcísio após queda da MP 1303

BH recebe feira de vinis e CDs neste sábado

Semana das Crianças: Espaço do Conhecimento UFMG tem atrações gratuitas para a garotada

Cessar-fogo entre Israel e Hamas entra em vigor, diz Exército