PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Carnaval 2026: governo de MG e Cemig abrem edital para projetos de até 500 mil reais

Siga no

A Cemig e o Governo de Minas abriram um novo edital para selecionar projetos culturais ligados à folia, com patrocínio garantido para o Carnaval da Liberdade 2026 (Foto: Dirceu Aurélio / Agência Minas)

Compartilhar matéria

O Carnaval de Minas já começou — pelo menos nos bastidores. A Cemig e o Governo de Minas abriram um novo edital para selecionar projetos culturais ligados à folia, com patrocínio garantido para o Carnaval da Liberdade 2026. O objetivo é apoiar iniciativas que movimentam a economia criativa e dão energia à festa em várias regiões do estado.

Podem participar blocos, escolas de samba, festas e ações que mantenham viva a tradição carnavalesca ao longo do ano, não apenas nos dias oficiais da festa.
As propostas devem ser gratuitas e feitas em cidades da área de concessão da Cemig. O edital prevê quatro categorias de apoio: de 50 mil a 500 mil reais, conforme o porte do projeto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A gente tem conseguido fazer um movimento interessante de equilíbrio. Por muito tempo eram somente os carnavais no interior do estado, depois a capital. Hoje a gente já consegue equilibrar isso, obviamente, trazendo mais turistas para cá. Todo o estado acaba ganhando durante o todo período do carnaval. Então, o carnaval e todas as políticas públicas são pensadas pelo estado como um todo”, diz a secretária de Cultura e Turismo de Minas, Bárbara Botega.

O foco, segundo ela, é tratar o carnaval como política pública permanente — uma festa que é cultura, mas também economia e geração de renda.

A Cemig, que há anos patrocina o Carnaval da Liberdade, quer ampliar o alcance e apoiar projetos que sobrevivam além da Quarta-feira de Cinzas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A gente considera que o ecossistema do carnaval funciona para além do período do carnaval, para além dos quatro, cinco, seis dias de subida que a gente tem. Mas a gente sabe que as pessoas vivem do carnaval, então projetos de manutenção estão intimamente ligados. A formação das pessoas do carnaval, a formação de público nos interessa muito. Para que a gente tenha uma cauda longa nesse patrocínio e porque, efetivamente, a gente consiga contribuir”, explica a gerente de Comunicação da Cemig, Hannah Drumond.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 7 de dezembro, no site da Cemig.
O resultado sai no dia 19, e os projetos aprovados poderão receber patrocínio ainda no início de 2026.

Nos últimos anos, a companhia já destinou mais de 22 milhões de reais via Lei de Incentivo à Cultura, apoiando mais de 120 atrações carnavalescas em Minas Gerais.

Todas as informações sobre o chamamento público e a inscrição estão disponíveis em www.cemig.com.br.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Flávia Ivo

Coordenadora de Produção de Jornalismo da 98News, Flávia Ivo é jornalista e publicitária com 25 anos de carreira em redações, comunicação e marketing. Foi chefe de reportagem da BandNews FM BH, além editora-adjunta e editora de moda do jornal Hoje em Dia

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Carnaval

Prefeitura de BH suspende licitação para estudos e projetos do BRT Amazonas

Operação mira esquema milionário de sonegação e fraude no setor de combustíveis em Minas

Toques, piadas e provocações: Justiça condena empresa após assédio de chefes contra funcionária autista

Setor textil pressiona governo por antidumping contra China

Privatização da Copasa é aprovada em 1º turno na Assembleia Legislativa

Presunto produzido no Norte de Minas vence concurso nacional de embutidos

Últimas notícias

A síndrome do ‘eu também’ no empreendedorismo brasileiro

O peso da saúde no orçamento das famílias

Por que a vacina do Butantan contra a dengue é um avanço

Guarapari passa a cobrar taxa de excursões

O papel da liderança na comunicação de crise

CPMI do INSS aprova convocação e quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Por que o PIB per capita do Brasil segue estagnado

Filipe Luís aponta Cuca como o técnico que mais lhe tirou o sono em 2025

Brasil tem grande potencial para minerais críticos, aponta Ipea