Santa Casa de BH inaugura primeiro Centro de Autismo 100% SUS da capital mineira

Siga no

A nova unidade será dedicada ao diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (Santa Casa BH/Divulgação)

Compartilhar matéria

A Santa Casa de Belo Horizonte inaugura, na próxima segunda-feira (27/10), o primeiro Centro de Autismo com atendimento 100% SUS da capital mineira. A nova unidade será dedicada ao diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em entrevista à 98 News, o provedor da instituição, Roberto Otto Augusto de Lima, disse que o projeto nasceu de uma antiga demanda interna e do sonho da coordenadora do Instituto Materno Infantil da Santa Casa, Filomena Camilo do Vale.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esse centro é o fim de um sonho da doutora Filó. A necessidade surgiu porque muitas crianças diagnosticadas com TEA na Santa Casa não tinham para onde ser encaminhadas. Foi um projeto construído a várias mãos, desafiador, ousado e que exigiu muita coragem da instituição e da equipe”, contou o provedor.

Estrutura e funcionamento

O Centro funcionará em um prédio de quatro andares, com 13 consultórios, quatro salas sensoriais, uma sala de urgência e um espaço chamado “Cidade do Amanhã”, onde as crianças poderão vivenciar situações cotidianas simuladas para desenvolver habilidades cognitivas e de comunicação.

“Essa sala foi pensada para que a criança tenha experiências do dia a dia e possa evoluir cognitivamente. Além disso, teremos agentes terapêuticos que darão continuidade ao tratamento nas escolas e nas casas das crianças”, explicou Lima.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O atendimento será 100% SUS, regulado pelo município de Belo Horizonte, voltado para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, com foco especial em meninos e meninas de 5 a 9 anos, faixa etária com maior incidência de diagnóstico.

“Essas crianças serão identificadas pelo município, via CREA e outras portas do Sistema Único de Saúde, e encaminhadas à Santa Casa de BH”, detalhou.

Equipe multidisciplinar e desafios

A criação do centro exigiu investimento e a formação de uma equipe multidisciplinar, composta por neuropediatras, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e pedagogos.

“O primeiro grande desafio foi o financiamento, tanto da estrutura quanto da contratação dos profissionais. São poucos centros como esse no Brasil, principalmente voltados 100% ao SUS. Foram dois anos de busca por profissionais qualificados”, afirmou o provedor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Santa Casa também pretende transformar o Centro de Autismo em um espaço de formação de profissionais, em parceria com a faculdade da instituição.

Capacidade de atendimento

De acordo com Roberto Otto, o centro terá capacidade para realizar 500 atendimentos de terapia por ano, 60 mil sessões terapêuticas anuais e mil diagnósticos.

“É importante lembrar que as terapias são individuais, o que torna o número expressivo. Além disso, o diagnóstico por si só já é transformador, porque orienta as famílias e ajuda a garantir que essas crianças tenham uma vida adulta mais plena”, destacou.

Para o provedor, a inauguração do novo centro reforça o compromisso da instituição com a saúde pública de qualidade:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A Santa Casa renova seu compromisso com a sociedade ao entregar uma saúde de excelência, acessível e humanizada”, concluiu.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Policial ajuda cachorro em crise e vídeo viraliza; especialista explica o que fazer

Damião sobe o tom contra quem critica BH: ‘Não vou deixar ninguém avacalhar com a cidade’

BH tem ‘buzinaço’ em protesto contra mudanças na CNH propostas pelo governo federal

Homem que arremessou tijolo do Túnel da Lagoinha tem prisão convertida em preventiva

98News no Minas Trend: bastidores, tendências e negócios que movem a moda mineira

Lô Borges, ícone do Clube da Esquina, está internado em BH

Últimas notícias

Sinisterra treina integralmente no Cruzeiro e pode retornar contra o Palmeiras

Inter Miami anuncia renovação com Messi até 2028

Locais de prova do Enem 2025 são divulgados; saiba como consultar

Trend Connection 2025: Sebrae promove evento sobre empreendedorismo e inovação no mundo da moda em BH

Lateral do América inicia processo de transição para a preparação física; Saiba mais

Cemig fecha patrocínio com o Montes Claros Vôlei, clube mineiro que visa elite nacional

Três Corações celebra os 85 anos de Pelé com programação especial

De fatiador de salame à inteligência artificial: a reinvenção da IBM

Indústria de eventos cresce 6,8% ao ano e já movimenta R$ 400 bilhões no Brasil