Nesta quarta-feira (5), será realizado o Conselho Técnico do Campeonato Mineiro de 2026. No Mineirão, o evento reunirá os clubes participantes da próxima edição do Módulo I Estadual.
Com 12 equipes participantes, alguns assuntos serão discutidos na reunião de hoje. Um deles é o calendário do Estadual, que será suprimido em uma data para se adequar a agenda do futebol brasileiro. O Campeonato Mineiro, que é uma das competições que ocupava menos datas no Brasil, terá que reduzir de 12 para 11 datas reservadas para os embates.
Pelo calendário nacional, os Estaduais deverão começar a partir do dia 11 de janeiro e terminar até o dia 8 de março. Neste meio tempo, o Campeonato Brasileiro já terá iniciado suas atividades, previsto para iniciar no dia 28 de janeiro.
Se mantida a fórmula de disputa das últimas três edições, restará aos clubes, em votação, decidirem se reduzirá para um jogo apenas o mata-mata estadual, podendo ser a semifinal ou a final. Em caso de partida única na decisão, o mando de campo deverá ser a Federação Mineira de Futebol, com a possibilidade de o Mineirão sediar a partida, como aconteceu em 2022.
Para o próximo Estadual, a novidade é o North, de Montes Claros, que participará de elite do futebol mineiro pela primeira vez. Quem retorna é a URT, ambos vindo do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2025.
