Durante dez dias de novembro, o centro político do país mudará de endereço. A capital brasileira será, oficialmente, Belém, no Pará, que abrigará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30). A transferência temporária foi sancionada nessa terça-feira (4/11) pelo presidente Lula.
Com a mudança, todos os atos oficiais, inclusive os do presidente da República e dos ministros, trarão o registro de Belém. O Executivo, o Legislativo e o Judiciário também poderão se instalar na cidade durante o evento, que deve reunir líderes mundiais e representantes de quase 200 países.
Segundo o governo federal, a medida tem caráter mais simbólico que político. A intenção é destacar a relevância da Amazônia na agenda ambiental internacional e reforçar o compromisso do Brasil com as ações globais de combate às mudanças climáticas.
Veja também
Uma mudança semelhante já havia ocorrido em 1992, quando, durante a realização da Rio-92, o Rio de Janeiro assumiu temporariamente o status de capital do país.
Mais sobre a Conferência
Nos próximos dias, Belém sediará a 30ª edição da COP30. O evento acontecerá, oficialmente, entre os dias 10 e 21 de novembro.
A cada ano, um país recebe o encontro, que tem como principal missão buscar formas de implementar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Este documento foi adotado por diversos países em 1992, com a meta de estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
O principal objetivo da COP é definir medidas necessárias para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC até o final deste século, acelerando a implementação do que foi negociado nas COPs anteriores, principalmente a de 2015, em Paris.
