A Latam Brasil anunciou nesta segunda-feira (17/11) sete novas rotas para 2026, com destaque para a expansão em Minas Gerais. A companhia vai inaugurar voos diretos de Guarulhos para Uberaba e Juiz de Fora, fortalecendo a ligação do interior mineiro com o principal hub internacional da empresa no país.
A rota Guarulhos–Uberaba (MG) será a primeira a entrar em operação, em janeiro de 2026, com três voos semanais. Já o voo Guarulhos–Juiz de Fora (MG) está previsto para começar em maio, com frequência diária. As duas ligações serão operadas com aeronaves da família Airbus A320.
Com as novas rotas nacionais, a Latam chegará ao número recorde de 63 destinos atendidos no território brasileiro. Em maio, além da ligação Guarulhos–Juiz de Fora, está programado o início da rota Brasília–Campina Grande (PB), também com voos diários. Em junho, passa a operar a conexão Guarulhos–Caldas Novas (GO), igualmente diária.
No internacional, a Latam prevê três novas rotas diretas a partir de São Paulo em 2026: Guarulhos–Amsterdã (Holanda), em abril, Guarulhos–Bruxelas (Bélgica), em junho, e Guarulhos–Cidade do Cabo (África do Sul), em setembro. Cada uma delas terá três voos semanais e será operada com aeronaves Boeing 787. Atualmente, a companhia já voa regularmente de São Paulo para Joanesburgo.
Durante coletiva sobre os resultados do terceiro trimestre de 2025, o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, destacou que a expansão anunciada não considera ainda a entrada dos novos jatos da Embraer encomendados pela empresa. Segundo ele, a chegada dessas aeronaves permitirá a abertura de novas rotas no segundo semestre, com foco principalmente no mercado doméstico.
A aérea espera receber 12 aeronaves E195-E2 da Embraer até o fim de 2026, enquanto os 12 restantes devem chegar em 2027. Na época da compra, a Latam estimou a possibilidade de adicionar até 35 destinos após a conclusão das entregas. Além dos 24 pedidos firmes, o acordo prevê 50 opções de compra, com as primeiras unidades destinadas à Latam Airlines Brasil e possibilidade de posterior redistribuição para outras subsidiárias do grupo.
Desde 2021, a presença da Latam no Brasil aumentou de 44 para 59 aeroportos. No mercado internacional, a companhia opera voos próprios do país para 90 destinos no exterior, sendo 28 rotas diretas.
