Segundo maior evento supermercadista do país e maior evento empresarial de Minas Gerais, a Superminas chegou à 40ª edição, realizada no último mês de outubro, provando o quão conectado a indústria do varejo está com a modernidade. O avanço da inteligência artificial (IA) vem remodelando a forma como o varejo entende, se relaciona e fideliza seus clientes.
Sob essa esteira, a Guidance, empresa mineira referência em soluções de dados e IA aplicadas a negócios, marcou presença no evento e compartilhou parte de sua expertise no mercado. O CTO Vinícius Teodoro ministrou a palestra “IA no varejo e na indústria: como criar estratégias que impactam toda a cadeia do varejo e indústria alimentar”.
A Guidance já tem atuação e experiência no setor varejista e de indústrias, com trabalhos para Mart Minas, Novo Atacarejo, Oficina Reserva, Vilma Alimentos e Dragão Produtos de Limpeza. Dados são fundamentais para decisões inteligentes. E é justamente nisso, mostrando que cada consumidor precisa ser compreendido de forma única, que o trabalho tem surtido bons efeitos na indústria.
Essa foi a premissa do bate-papo do CTO Vinícius Teodoro na sua apresentação, acompanhado por muitos executivos do setor. O trabalho é focado na hiperpersonalização. Analisando os dados dos clientes, a é possível desenvolver a base no comportamento de compra de cada consumidor, por exemplo.
A IA considera frequência, ticket médio, categorias de interesse e elasticidade de preço, gerando recomendações personalizadas que aumentam a fidelização e o engajamento. “Criamos um ecossistema inteligente que entende a relação entre cliente e loja. Ela sugere produtos no momento ideal, considerando marcas, categorias, histórico de consumo e transforma os insights em ações práticas”, explicou Vinícius Teodoro.
Os resultados são expressivos: aumento das taxas de conversão, reativação de clientes inativos e crescimento do valor médio das compras, com uma estratégia de longo prazo, que transforma dados simples em ações concretas de retenção.
Do folheto à precificação dinâmica
Além de recomendar produtos, a inteligência artificial integra diversas bases, desde dados de vendas até o estoque disponível entre lojas. Com a IA, é possível criar folhetos personalizados por loja, de acordo com o perfil de clientes. Os preços e margens são ajustados automaticamente para maximizar os lucros, mesmo em campanhas promocionais.
Cada região recebe ofertas hiperpersonalizadas, levando em conta renda, preferências e histórico de compras. Dentro da própria solução de precificação, a análise de competitividade de preços identifica e associa promoções de concorrentes, permitindo definir estratégias mais assertivas em promoções e descontos. Essa inteligência também reconhece quando um cliente começa a migrar para o concorrente e sugere ações corretivas para reverter o movimento.
Eficiência em toda a cadeia
A inteligência artificial atua nos bastidores do varejo e indústria, aperfeiçoando a cadeia comercial e logística. Em um de seus clientes, por exemplo, os modelos desenvolvidos pela Guidance analisam dados de estoque, entrega e demanda.
Com isso, é possível prever rupturas de produtos, antecipando pedidos antes que faltem nas gôndolas. O modelo também consegue priorizar o transporte de produtos críticos, otimizando o uso do centro de distribuição.
Além disso, a inteligência artificial otimiza as políticas de estoque mínimo e máximo de cada loja, ajustando automaticamente os níveis de reposição de acordo com a demanda e o comportamento de compra dos clientes. Essa abordagem reduz custos logísticos e desperdícios, mantendo um estoque saudável e equilibrado em toda a rede. Com essa metodologia, foi possível alcançar redução nas rupturas, aumento de vendas e ganhos diretos em eficiência operacional.
IA além da loja
Na indústria, a IA é aplicada na previsão de demanda, na precificação dinâmica e na prevenção de desperdícios, desafios críticos para empresas que buscam eficiência e sustentabilidade.
Modelos preditivos já demonstraram ser capazes de reduzir erros de previsão de vendas de 30% para 7%, equilibrando produção e vendas. Essas soluções permitem que o varejo e a indústria trabalhem em conjunto, com dados integrados e decisões automatizadas, garantindo o equilíbrio entre estoque, margem e satisfação do cliente.
Para Vinícius Teodoro, o desafio das empresas vai além de implementar tecnologias. “O foco não é apenas ter IA, mas resolver problemas reais de negócio com propósito, dados confiáveis e governança. A IA é o meio, o resultado vem da estratégia”, reforça.
Com metodologia validada, infraestrutura de nuvem e especialistas em engenharia e ciência de dados, a Guidance vem se consolidando como parceira estratégica das principais redes varejistas e indústrias do país. A revolução da IA já chegou ao varejo e à indústria, e quem souber transformá-la em valor sairá na frente.
A Guidance
A Guidance oferece uma estrutura abrangente de desenvolvimento avançado, dados e aplicações de IA para empresas, além de uma ampla e crescente família de soluções empresariais de IA prontas para uso.
Com um time altamente qualificado e uma abordagem orientada a resultados, a Guidance entrega soluções inteligentes que impulsionam o crescimento sustentável das empresas. Sua atuação abrange desde a construção de produtos personalizados até o desenvolvimento de plataformas de IA que geram impacto real nos negócios.
Explore outros cases de sucesso e entenda como a Guidance pode impulsionar sua empresa com IA, CLICANDO AQUI.
Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a Guidance no Instagram e no LinkedIn.
