PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MG apreende 182 mil litros de bebidas irregulares; ‘mineiros podem se sentir seguros’

Siga no

Saiba como está o cenário de bebidas adulteradas em MG após operação do governo (Foto: Seapa/Diego Vargas)

Compartilhar matéria

O Governo de Minas apreendeu mais de 182 mil litros de bebidas irregulares durante a Operação Baco, que durou 40 dias e teve a participação das forças policiais e de órgãos fiscalizadores estaduais e federais. Os números da ação foram apresentados nessa quarta–feira (19/11), durante coletiva de imprensa em Belo Horizonte.

A operação tinha como objetivo fiscalizar e combater o contrabando, a falsificação e a adulteração de bebidas alcoólicas no estado. A ação iniciou no dia 9 de outubro e possibilitou a apreensão de 1.204 recipientes de bebidas e a inutilização de 3.958. Em ambas as situações, estavam garrafas, barris e galões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o superintentende de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp MG, Bernardo Naves, “os mineiros podem se sentir mais seguros, no que tange ao controle deste produtos”. A Operação Baco fiscalizou 522 estabelecimentos, abordou 447 pessoas, prendeu 18 adultos, apreendeu um adolescente, instaurou 17 inquéritos e realizou 9 flagrantes.

1.204 recipientes apreendidos

Participaram, de maneira integrada, 12 instituições policiais e órgãos fiscalizadores estaduais e federais, além de secretarias de estado, em um total de 793 servidores e a utilização de 315 viaturas. Um trabalho de Inteligência realizado previamente possibilitou a retirada do mercado de bebidas sem procedência e com indícios de adulteração. Ao todo, os 1.204 recipientes apreendidos correspondem a 182.847,72 litros.

Além disso, foram feitas sete ações educativas para ajudar os consumidores a evitarem a compra de bebidas com indícios de irregularidades, integradas à divulgação de casos suspeitos de uso de produtos ilegais na composição e produção de bebidas alcoólicas. Aproximadamente 1,2 mil pessoas participaram dessas ações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Houve trocas de informações e conhecimento, não foi apenas uma operação de combate ostensivo. Cada instituição tem uma forma de atuar, com foco nas notas fiscais, nas características dos produtos, na aplicação de multas ou investigando”, explicou o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp MG, Bernardo Naves.

Com Agência Minas

Compartilhar matéria

Siga no

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Fiemg vê bandeira amarela com cautela diante de alertas sobre El Niño

‘Temos uma seleção brasileira atuando pela vida’, diz tenente dos bombeiros de MG sobre missão na Venezuela

Bombeiros de Minas vão integrar missão brasileira de ajuda à Venezuela após terremotos

Pesquisa aponta rádio como um dos meios mais confiáveis para consumir notícias na Grande BH; ‘a lealdade é intergeracional’

Tamanduás-bandeira se exibem no Parque Nacional da Serra da Canastra e cena encanta

Prefeitura procura novas tecnologias para a limpeza da Lagoa da Pampulha

Últimas notícias

Cabo Verde empata com a Arábia Saudita e vai ao mata-mata da Copa do Mundo

Espanha vence, elimina Uruguai e se classifica em primeiro do Grupo H da Copa do Mundo

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula e envia caso ao STF

Lab-to-Lab Pardini leva inovação e debates sobre medicina diagnóstica ao CBAC 2026

Modelo brasileira está entre as vítimas dos terremotos na Venezuela

EUA bombardeiam Estreito de Ormuz, após Trump acusar Irã de violação de cessar-fogo

Vôlei: Brasil é superado pela Itália, seu 2º revés na Liga das Nações

Justiça suspende processo de cassação de Lucas Ganem na Câmara de BH

Senegal goleia Iraque e fica vivo em disputa para o mata-mata da Copa