PUBLICIDADE

Purê de batatas contaminado foi responsável por intoxicação alimentar no Hospital Júlia Kubitschek, aponta laudo

Siga no

Foto: divulgação/Fhemig

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte atualizou as investigações sobre os casos de intoxicação alimentar registrados no Hospital Júlia Kubitschek. Após análise laboratorial, a Vigilância Sanitária identificou que um purê de batatas servido aos colaboradores apresentou “resultado insatisfatório positivo para contaminação bacteriana”. Em 8 de outubro, cerca de 200 funcionários apresentaram sintomas como vômito, náuseas e diarreia.

De acordo com nota enviada pela PBH à Rádio 98, “A Vigilância Sanitária (VISA) da capital repassou imediatamente as informações ao órgão de Contagem, já que a empresa responsável pelo fornecimento dos alimentos fica no município”. A prefeitura complementa que “cabe às equipes locais realizar as vistorias para avaliar as condições do local de produção e as boas práticas de fabricação”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), responsável pelo Júlia Kubtischeck, informou que desde a explosão dos casos tomou todas as “medidas previstas nos protocolos sanitários e de vigilância epidemiológica”. A instituição afirmou que “iniciou imediatamente o inquérito epidemiológico entre os servidores sintomáticos, comunicou oficialmente o caso às Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual e acompanhou a coleta de amostras de alimentos e água. A Polícia Civil também foi acionada e segue investigando o caso”.

A Fhemig ressaltou que a direção do hospital notificou a empresa responsável pelo fornecimento de alimentos à instituição e que “cumpre as cláusulas contratuais que preveem […] eventuais medidas punitivas e que aguarda o encerramento das investigações para avaliar novas providências”.

Nota enviada pela PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que, após análise laboratorial dos alimentos coletados no Hospital Júlia Kubitschek, em outubro, o purê de batatas apresentou resultado insatisfatório, positivo para a bactéria Clostridium perfringens.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária (VISA) da capital repassou imediatamente as informações ao órgão de Contagem, já que a empresa responsável pelo fornecimento dos alimentos fica no município e cabe às equipes locais realizar as vistorias para avaliar as condições do local de produção e as boas práticas de fabricação.

A VISA e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Belo Horizonte seguem acompanhando o caso. 

Outras informações devem ser apuradas diretamente com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), responsável pela gestão do Hospital Júlia Kubitschek.

Nota enviada pela FHEMIG

A direção do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), informa que, tão logo teve conhecimento dos sintomas gastrointestinais entre servidores no dia 8/10/2025, adotou todas as medidas previstas nos protocolos sanitários e de vigilância epidemiológica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A instituição iniciou imediatamente o inquérito epidemiológico entre os servidores sintomáticos, comunicou oficialmente o caso às Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual e acompanhou a coleta de amostras de alimentos e água. A Polícia Civil também foi acionada e segue investigando o caso.

A unidade também disponibilizou ao sindicato todos os laudos de limpeza e de potabilidade da água, os certificados de higienização das caixas d’água, os registros de monitoramento, bem como as notificações formais enviadas à empresa fornecedora da alimentação.

A direção do Hospital cumpre as cláusulas contratuais que preveem os ritos de notificação e eventuais medidas punitivas e aguarda o encerramento das investigações para avaliar novas providências.

Enquanto isso, a direção tem acompanhado as ações imediatas relatadas pela empresa, como verificação interna, reforço de boas práticas, inspeção conjunta com a Vigilância Sanitária e coleta de amostras adicionais para análise laboratorial. A contratação foi conduzida dentro dos critérios técnicos e legais estabelecidos, seguindo os trâmites previstos na legislação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O HJK prestou todo o acolhimento aos 201 servidores afetados, incluindo orientações médicas, atendimento no setor de Saúde e Segurança do Trabalho, abertura de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e monitoramento individual dos casos. Nenhum paciente ou acompanhante apresentou sintomas.

A Fhemig reafirma seu compromisso com a transparência, a segurança sanitária e a colaboração plena com as autoridades de vigilância para elucidação técnica do episódio e adoção de todas as medidas que se fizerem necessárias para garantir a segurança da comunidade hospitalar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Rafael Mendonça

Jornalista formado pela Universidade Federal de São João del-Rei. Produtor de Jornalismo na Rádio 98 e atua desde os 17 anos na produção, edição e apresentação em rádio. Passagens por Rádio Universitária e Cultura (Lavras), Rádio São João Del-Rei, Rádio da Massa e Rádio Transamérica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Caso Brumadinho: TJMG realiza Audiência de Contextualização por atrasos e mais transparência

Caminhão arrasta fiação, derruba postes e danifica veículos em Contagem

Bairro Prado ganha painéis luminosos para alertar motoristas sobre alagamentos; saiba onde

Terça-feira deve ter mais chuva forte em BH; confira

Grandes eventos de Belo Horizonte serão obrigados a ter pontos de táxi

Damião publica lei que transforma BH na Capital da Corrida de Rua

Últimas notícias

Gasmig inicia fornecimento de gás natural pelo mercado secundário em Minas Gerais

Desaceleração da China acende alerta para o Brasil e amplia risco econômico em 2025

Debate sobre minerais críticos expõe falta de estratégia do Brasil na nova corrida global

BDMG e instituição italiana firmam acordo para financiar café sustentável em Minas Gerais

Samarco atinge maior produção em 10 anos e acelera recuperação do setor mineral

‘A prisão de Bolsonaro reacende a polarização política’, analisa Luciana Nepomuceno

Explosão em subestação no Ministério da Igualdade Racial deixa 30 feridos em Brasília

Bolsonaro recebe visita de Flávio e Carlos na PF em Brasília

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 18 milhões