A Pantone revelou nesta quinta-feira (4/12) a tão aguardada Cor do Ano de 2026. Batizada de “Cloud Dancer” (PANTONE 11-4201), a tonalidade é descrita como um “neutro branco elevado”. Segundo a autoridade global em cores, a escolha busca trazer uma presença arejada e funciona como um “sussurro de calma e paz” em resposta a um mundo cada vez mais barulhento e acelerado.
Diferente de tons vibrantes de anos anteriores, a Cloud Dancer simboliza uma influência tranquilizadora. A Pantone destaca que este branco vaporoso é imbuído de serenidade, convidando a sociedade a redescobrir o valor da reflexão silenciosa. A cor propõe um ambiente propício para o verdadeiro relaxamento e foco, permitindo que a mente vagueie e que a criatividade tenha espaço para respirar.
A tradição da Pantone em eleger a cor do ano existe desde 2000. A Cloud Dancer sucede a “Mocha Mousse” (2025) e a suave “Peach Fuzz” (2024). A linha do tempo recente também inclui a vibrante “Viva Magenta” (2023) e a “Very Peri” (2022). Com essa nova aposta no neutro, a empresa reforça o ciclo de busca por bem-estar que também marcou 2021, ano em que o cinza “Ultimate Gray” dividiu o posto com o amarelo “Illuminating”.
A escolha da Cor do Ano dita tendências globais e influencia diretamente o desenvolvimento de produtos na moda, design de interiores e cultura pop. Com a Cloud Dancer, a expectativa é ver uma alta na estética minimalista e no “luxo silencioso”, priorizando espaços e peças que transmitam limpeza visual e equilíbrio emocional.
