O senador Carlos Viana passou por uma cirurgia para tratamento oncológico na manhã deste sábado (6/12), no Hospital Orizonti, em Belo Horizonte. O procedimento ocorreu conforme o planejado e a equipe médica confirmou o êxito na retirada da lesão.
O parlamentar encontra-se estável, já foi extubado e está conversando. O protocolo pós-operatório determina a permanência no Centro de Terapia Intensiva (CTI) para observação pelas próximas 24 a 48 horas.
A equipe cirúrgica, comandada pelo médico Mário Carvalho, optou por uma laparotomia (incisão) devido ao tamanho da lesão. Os especialistas conseguiram retirar o tumor macroscopicamente por completo.
Próximos passos
A continuidade do tratamento depende agora da avaliação imunoistoquímica da peça retirada. A análise laboratorial definirá a necessidade de terapias complementares.
A equipe do Hospital Orizonti consultará o Dr. Luciano, oncologista que realizou o diagnóstico em Brasília em maio, para alinhar as condutas futuras. Os médicos manifestaram a impressão científica de que o paciente caminha para uma “possibilidade real de cura”.
Filho de Carlos Viana fala em ‘esperança renovada’
O filho do senador, Samuel Viana, afirmou que a família sente alívio e “esperança renovada”. Ele destacou que o pai adiou a cirurgia por alguns meses para cumprir obrigações na presidência da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito).
Viana realizava um tratamento oncológico oral não agressivo antes da operação. A expectativa é que o senador retorne às atividades parlamentares após a recuperação total.
