O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Belo Horizonte nesta semana. O político participa, nesta quinta-feira (11/12), da abertura da Caravana Federativa de Minas Gerais. O evento ocorrerá no Expominas, a partir das 15h00.
A ação oferecerá atendimento e suporte técnico por meio dos balcões de ministérios e órgãos federais, além de oficinas temáticas voltadas à qualificação de gestores municipais e estaduais. Além de Lula, estão previstas as participações das ministras Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Saúde), além de outras autoridades.
A programação incluirá uma série de diálogos federativos sobre temas como: “O papel dos consórcios regionais na implementação de políticas públicas”; “Programas e projetos estruturantes do Governo Federal para Minas Gerais”; “A atuação dos vereadores na construção e fiscalização das políticas públicas”, entre outros.
A edição incorporará também o Fórum da Participação Social, que debaterá a atuação de atores locais na construção de políticas nos territórios.
A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal que visa tornar o governo mais acessível e resolutivo para estados e municípios. A primeira edição ocorreu na Bahia, em 2023. Desde então, o evento já percorreu diversos estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Piauí e Pará.
