A pesquisa Previsões de Viagem para 2026, divulgada pela Booking.com, revelou os 8 destinos que devem se destacar na preferência de viagem dos turistas brasileiros para o próximo ano. E adivinha quem é o representante mineiro dessa lista? A Serra da Canastra.
A Serra da Canastra
A região da Serra da Canastra está localizada no sudoeste de Minas Gerais e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio.
Essas cidades fazem parte da IGR (Instância de Governança Regional) Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, que é composta por 20 municípios: Alpinópolis, Araxá, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, Itaú de Minas, Ilicínea, Ibiraci, Passos, Piumhi, Pratápolis, São José da Barra, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Sacramento, Tapira e Vargem Bonita.
Quais os principais atrativos da Serra da Canastra?
Parque Nacional da Serra da Canastra: Famoso pela biodiversidade e por abrigar a nascente do Rio São Francisco, dos mais belos cartões postais do Brasil.

A Cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros de altura, é a primeira grande queda do Velho Chico.
Lago de Furnas: Conhecido como o Mar de Minas, é famoso pelos seus imponentes cânions, cachoeiras e a prática de esportes náuticos. Os turistas podem fazer passeios de lancha ou chalana, que exploram as belezas naturais da região e oferecem paradas para banhos e “pit-stop” em bares flutuantes.

Passeios de 4×4, bike e trekking: para chegar a lugares incríveis e ter um contato direto com a fauna e a flora do cerrado, conhecendo cachoeiras, cânions, vales e mirantes.

Rota do Queijo da Canastra: Essa rota envolve 5 cidades, com destaque para São Roque de Minas, que possibilita ao turista conhecer as fazendas produtoras do legítimo Queijo Artesanal da Canastra, com visitas incluindo degustação e vivências da produção de queijo.

#SELIGANATRIP: Dica para quem for visitar a Serra da Canastra
– Para quem gosta de viajar com acompanhamento profissional, no site da IGR Nascentes das Gerais e Canastra www.nascentesecanastra.com.brestão listadas 23 agências de turismo receptivo, 16 Guias de Turismo e 71 condutores de visitantes cadastrados para prestar serviços confiáveis e de qualidade.
– Minha sugestão é almoçar no Restaurante do Turvo e pedir a tilápia recheada ou o Filé Nascentes das Gerais, um prato criado para homenagear os cânions do Lago de Furnas. É um filé de tilápia com creme de palmito, brócolis na manteiga, arroz com alho frito e acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta que retratam os cânions, o lago, a natureza e o cerrado. É maravilhosooo!

E se você quiser saber mais sobre destinos e dicas de viagem, é só seguir e maratonar o nosso perfil no Instagram. Até a nossa próxima trip!
