Moradores e visitantes de Belo Horizonte poderão navegar pela Lagoa da Pampulha a partir deste sábado (27/12). A Prefeitura de BH inicia um projeto piloto de passeios turísticos gratuitos, com duração prevista de três meses, a bordo do Capivarã, embarcação do tipo catamarã com capacidade para até 30 pessoas, incluindo tripulação e guia.
O embarque será realizado no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Veveco, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, nº 855. Neste sábado, os passeios estão programados para 13h e 14h, com a disponibilização de 52 ingressos, sendo 26 por horário.
Já no domingo (28/12), haverá três saídas, às 10h, 13h e 15h, com 78 vagas ao todo. Os ingressos devem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla, a partir das 12h desta sexta-feira (26/12).
A navegação percorre os principais monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha, com acompanhamento de um guia que apresenta informações históricas, culturais e ambientais da região.
A programação regular prevê passeios de quinta a domingo, nos horários de 10h, 13h e 15h, com retirada de ingressos sempre a partir do meio-dia da terça-feira anterior. Cada CPF poderá retirar até quatro convites, e a orientação é chegar ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência.
Não haverá passeios na quinta-feira, 1º de janeiro de 2026. A programação será retomada normalmente entre sexta-feira (2/12) e domingo (4/12). Em caso de condições climáticas desfavoráveis, as saídas poderão ser canceladas, sem reaproveitamento do ingresso para outro dia ou horário.
A partir de fevereiro, com o fim das férias escolares, os passeios das quintas-feiras serão destinados a alunos da rede municipal de ensino.
A retomada da navegação turística na Lagoa da Pampulha foi anunciada em maio e envolve cooperação entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, para a fiscalização do tráfego de embarcações.
A iniciativa busca conciliar o uso turístico com a preservação ambiental e patrimonial da área, reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial.
