PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ex-baixista do Black Sabbath revela que está usando vozes de IA para compor novo álbum solo

Siga no

Além de estar trabalhando em autorais, Geezer Butler revelou que foi convidado para novo álbum de Tony Iommi, ex-colega de Black Sabbath. (Foto: Reprodução/Instagram/GeezerButler)

Compartilhar matéria

Geezer Butler, lendário baixista do Black Sabbath, está trabalhando em um novo material solo. O músico revelou que, desde o show de despedida da banda em Birmingham, em julho de 2025, ele está compondo canções inéditas e que um álbum poderá ser lançado a qualquer momento. Apesar de ainda não ter o vocal gravado, Butler assumiu que está usando inteligência artificial para “ajudá-lo a “dar voz às letras”.

O baixista explicou que a IA está sendo utilizada como um meio de facilitar o processo e que vai substituir temporariamente cantores reais, que ainda serão convidados. Desta forma, Butler pretende estruturar as músicas para além das linhas de baixo e, consequentemente, apresentar o projeto pronto a outros profissionais que vão auxiliar a gravação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Tenho um monte de material. Desde que fizemos o último show do Black Sabbath, eu venho revisitando tudo que compus desde os anos 1980 e atualizando tudo. O que antes me segurava era o fato de eu não ter um cantor quando estou em casa, mas aí a inteligência artificial apareceu [risos]. Estou usando um cantor de IA para dar voz às letras. Assim, posso levar esse material aos cantores com quem vou trabalhar e dizer: ‘é isso que eu quero no álbum’, para que eles tenham uma ideia melhor”, disse Geezer.

Projeto com Tony Iommi

Tony Iommi, ex-guitarrista do Black Sabbath, também está trabalhando em um material inédito. O sucessor do disco “Fused”, lançado em 2005, ainda não tem data para ser divulgado. Apesar da incerteza de calendário, Geezer revelou que foi convidado para participar do álbum do ex-parceiro de Sabbath.

Butler ainda afirmou que “um grande cantor da Suécia”, não especificado, também fará parte do disco de Iommi. O guitarrista falou sobre a liberdade para compor e demonstrou a alegria por estar realizando mais um trabalho aos 77 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Em 2026, eu, definitivamente, lançarei meu álbum solo. E estou realmente ansioso por isso. Estou gostando muito de fazê-lo, tem sido muito divertido, e eu realmente espero que vocês gostem”, disse Iommi em sua mensagem de final de ano.

Compartilhar matéria

Siga no

Gustavo Macedo

Jornalista graduado pela PUC Minas em atividade na Rede 98 desde 2023

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Entretenimento

‘Me sinto em casa aqui’, diz Adriana Calcanhotto antes de show em BH

Capital Inicial cancela shows nos EUA após equipe ser barrada pelo consulado norte-americano

‘Brasil com S’: mineiro de Uberlândia fez o hit da Copa com IA

Mick Jagger sugere que os Rolling Stones podem voltar à estrada em 2027 com nova turnê mundial

Brasileira é condenada na Coreia do Sul por perseguir Jung Kook

O Grivo lança álbum com Francisco Cesar e celebra 36 anos de trajetória em BH

Últimas notícias

Cabo Verde empata com a Arábia Saudita e vai ao mata-mata da Copa do Mundo

Espanha vence, elimina Uruguai e se classifica em primeiro do Grupo H da Copa do Mundo

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula e envia caso ao STF

Lab-to-Lab Pardini leva inovação e debates sobre medicina diagnóstica ao CBAC 2026

Modelo brasileira está entre as vítimas dos terremotos na Venezuela

EUA bombardeiam Estreito de Ormuz, após Trump acusar Irã de violação de cessar-fogo

Vôlei: Brasil é superado pela Itália, seu 2º revés na Liga das Nações

Justiça suspende processo de cassação de Lucas Ganem na Câmara de BH

Senegal goleia Iraque e fica vivo em disputa para o mata-mata da Copa