PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que é a Lua de Neve, fenômeno que iluminará o céu neste domingo?

Siga no

Fenômeno será visível em todo o território nacional (Reprodução/TecMundo)

Compartilhar matéria

Neste domingo, 1º, a noite ficará ainda mais bela e iluminada com a chamada Lua de Neve, cujo ápice ocorre às 19h09. Para os interessados, o fenômeno será visível em todo o território nacional, dependendo, evidentemente, da boa vontade das condições meteorológicas.

Embora o nome seja bastante sugestivo, a Lua de Neve não entregará nenhum efeito visual digno de uma produção da Disney. Trata-se da Lua Cheia de fevereiro, revestida de um simbolismo que atravessa séculos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O apelido tem origem nos povos indígenas da América do Norte, que tinham o hábito de batizar as luas conforme o clima local. Como fevereiro é o auge do inverno no Hemisfério Norte, o nome é autoexplicativo.

Registros históricos mostram que o satélite também já foi chamado de Lua da Fome, uma referência menos poética e bem mais realista à escassez de alimentos no fim do rigoroso inverno. Por razões óbvias de relações públicas, o termo “Neve” acabou prevalecendo no imaginário popular.

A Lua de Neve é uma superlua?

Não. Apesar do nome chamativo, a Lua de Neve não é, necessariamente, uma superlua. O termo ‘superlua’ é usado quando a Lua Cheia coincide com o perigeu, ponto de sua órbita em que ela está mais próxima da Terra. Nesses casos, o satélite parece ligeiramente maior e mais brilhante no céu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste domingo, a Lua estará cheia, mas a uma distância média, sem o aumento perceptível de tamanho ou brilho que caracterizam uma superlua. Ainda assim, as condições de observação continuam excelentes, especialmente em locais com pouca poluição luminosa

Do ponto de vista astronômico, a Lua de Neve é uma Lua Cheia comum, visível durante toda a noite, nascendo ao pôr do sol e se pondo ao amanhecer. Seu brilho intenso pode ofuscar estrelas mais fracas, mas favorece observações a olho nu e fotografias de paisagens noturnas.

E sob o olhar da astrologia?

Na astrologia, a Lua Cheia é tradicionalmente associada a culminações, revelações e encerramentos de ciclos. A Lua de Neve, em especial, costuma ser interpretada como um momento de resiliência, introspecção e preparação para mudanças.

Astrólogos também a associam a processos internos. Desse modo, focam em revisão de metas, limpeza emocional e fortalecimento de estruturas pessoais; em sintonia com a ideia de atravessar o “inverno” para chegar à renovação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Lua cheia deste domingo ocorre em Leão, um signo que não aceita o papel de coadjuvante. Além disso, o ápice ocorre com Ascendente também em Leão, com o foco sobre a imagem que projetamos.

Em um mundo saturado pelos ruídos das redes sociais, o céu sugere que o verdadeiro prestígio não está nos algoritmos. É o momento de revisar sua “marca pessoal” sob uma ótica de autenticidade, não de engajamento.

Vale a pena observar a Lua de Neve?

Mesmo sem ser uma superlua, o fenômeno é um convite honesto para pausar o scrolling infinito e olhar para cima. Em um mundo de distrações digitais, reconectar-se com os ritmos naturais é um luxo analógico.

Basta um céu limpo e alguns minutos de descompressão. O espetáculo é garantido, gratuito e, felizmente, livre de anúncios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quais são as próximas luas cheias de 2026

A maioria dos anos têm 12 luas cheias, mas 2026 terá 13. Confira abaixo as datas, de acordo com o Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Os nomes seguem os padrões dos nativos americanos, segundo o The Old Farmer’s Almanac.

  • 1º de fevereiro – Lua de Neve
  • 3 de março – Lua da Minhoca
  • 1º de abril – Lua Rosa
  • 1º de maio – Lua das Flores
  • 31 de maio – Lua Azul
  • 29 de junho – Lua de Morango
  • 29 de julho – Lua dos Cervos
  • 28 de agosto – Lua de Esturjão
  • 26 de setembro – Lua do Milho (Lua da Colheita)
  • 26 de outubro – Lua do Caçador
  • 24 de novembro – Lua do Castor
  • 23 de dezembro – Lua Fria

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Lula confirma lançamento do ‘Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio’ nesta semana

PF proíbe gravação de série ‘Aeroporto área restrita’; entenda

Três em cada dez desaparecidos no Brasil são crianças ou adolescentes

Vírus Nipah não ameaça o Brasil, diz Ministério da Sáude

Diretor do BC diz à PF que Master tinha só R$ 4 milhões em caixa

Itamaraty abre concurso para diplomata com salário inicial de R$ 22,5 mil

Últimas notícias

Documentário “Anistia 79” vence a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Marketing, informática e design gráfico: saiba como se inscrever em cursos gratuitos em BH

Belo-horizontina Gabriela Botelho vence o Miss Brasil Mundo 2026 por Sergipe

Justiça por Orelha: BH tem protesto contra crueldade animal neste domingo

‘Pressão’ por vitória do Cruzeiro contra o Betim aumenta no Mineiro; entenda 

Sampaoli afasta responsabilidade por reforços no Atlético: ‘não está ao meu alcance’

Bloco Cheia de Manias desfila no Carnaval de BH com protagonismo feminino

Tressoldi revela que ‘desafiou’ Sampaoli para marcar golaço pelo Atlético

Vitória contra o Pouso Alegre coloca Atlético na zona de classificação do Mineiro