O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na tarde desta quinta-feira (19/2) com o presidente da França, Emmanuel Macron, à margem da Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial, realizada em Nova Délhi.
Durante o encontro, os dois líderes discutiram temas da agenda bilateral e global. Entre os assuntos tratados estiveram cooperação estratégica, integração na região de fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa, além de desafios internacionais relacionados a paz, segurança e inteligência artificial.
Macron também convidou Lula para participar da próxima Cúpula do G7, marcada para os dias 15 e 16 de junho, em Evian-les-Bains.
Em publicação nas redes sociais, o presidente do Brasil comentou o encontro e detalhou os principais pontos da conversa.
“Destacamos o intercâmbio comercial recorde de 10,3 bilhões de dólares em 2025, resultado que ainda possui espaço para crescimento, e discutimos temas da agenda global, como paz, segurança e inteligência artificial”, escreveu o presidente.
Me encontrei na tarde desta quinta (19) com o presidente da França, Emmanuel Macron, em Nova Délhi. Tratamos de temas da agenda bilateral, em especial sobre a cooperação nas áreas de defesa, ciência e tecnologia, e comércio. Também conversamos sobre integração transfronteiriça e… pic.twitter.com/jF8Icw8ynQ
— Lula (@LulaOficial) February 19, 2026
