O Carnaval de Minas já começou — pelo menos nos bastidores. A Cemig e o Governo de Minas abriram um novo edital para selecionar projetos culturais ligados à folia, com patrocínio garantido para o Carnaval da Liberdade 2026. O objetivo é apoiar iniciativas que movimentam a economia criativa e dão energia à festa em várias regiões do estado.
Podem participar blocos, escolas de samba, festas e ações que mantenham viva a tradição carnavalesca ao longo do ano, não apenas nos dias oficiais da festa.
As propostas devem ser gratuitas e feitas em cidades da área de concessão da Cemig. O edital prevê quatro categorias de apoio: de 50 mil a 500 mil reais, conforme o porte do projeto.
“A gente tem conseguido fazer um movimento interessante de equilíbrio. Por muito tempo eram somente os carnavais no interior do estado, depois a capital. Hoje a gente já consegue equilibrar isso, obviamente, trazendo mais turistas para cá. Todo o estado acaba ganhando durante o todo período do carnaval. Então, o carnaval e todas as políticas públicas são pensadas pelo estado como um todo”, diz a secretária de Cultura e Turismo de Minas, Bárbara Botega.
O foco, segundo ela, é tratar o carnaval como política pública permanente — uma festa que é cultura, mas também economia e geração de renda.
A Cemig, que há anos patrocina o Carnaval da Liberdade, quer ampliar o alcance e apoiar projetos que sobrevivam além da Quarta-feira de Cinzas.
“A gente considera que o ecossistema do carnaval funciona para além do período do carnaval, para além dos quatro, cinco, seis dias de subida que a gente tem. Mas a gente sabe que as pessoas vivem do carnaval, então projetos de manutenção estão intimamente ligados. A formação das pessoas do carnaval, a formação de público nos interessa muito. Para que a gente tenha uma cauda longa nesse patrocínio e porque, efetivamente, a gente consiga contribuir”, explica a gerente de Comunicação da Cemig, Hannah Drumond.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 7 de dezembro, no site da Cemig.
O resultado sai no dia 19, e os projetos aprovados poderão receber patrocínio ainda no início de 2026.
Nos últimos anos, a companhia já destinou mais de 22 milhões de reais via Lei de Incentivo à Cultura, apoiando mais de 120 atrações carnavalescas em Minas Gerais.
Todas as informações sobre o chamamento público e a inscrição estão disponíveis em www.cemig.com.br.