O apresentador Faustão está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, onde foi submetido a um transplante de fígado e um retransplante de rins.
Em nota enviada à 98, o hospital informou que o comunicador está internado desde 21 de maio devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse. “Durante o período, passou por controle infeccioso e reabilitação clínica e nutricional, para estabilização do quadro de saúde”, informou a unidade de saúde.
Ainda de acordo com a equipe médica, Faustão foi submetido a um transplante de fígado nessa quarta-feira (6/8) e o retransplante renal, que já estava planejado há um ano, foi realizado na quinta-feira (7/8).
“Os procedimentos ocorreram após o Einstein ser acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e confirmar a compatibilidade dos órgãos doados por doador único”, informou o hospital.
Transplante de coração
Faustão passou um transplante do coração em agosto de 2023. Ele havia sido incluído na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde após agravamento do quadro de insuficiência cardíaca, que é acompanhado desde 2020.
O caso do apresentador deu muita visibilidade ao sistema de doação de órgãos no Brasil. Faustão foi incluído na fila de transplantes regida pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e entrou em uma lista única de espera regulada por um conjunto de critérios específicos para a distribuição dos órgãos doados aos pacientes cadastrados na fila.
Essa fila independe se o paciente é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de planos de saúde ou se paga diretamente por um atendimento: ela é a única forma de o paciente receber o órgão de um doador no Brasil.