O Agente Secreto, longa brasileiro protagonizado por Wagner Moura, foi indicado a duas categorias no Globo de Ouro 2026: Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.
Já Wagner Moura foi indicado na categoria melhor ator de filme (drama). A lista completa de indicados foi divulgada na manhã desta segunda-feira (8/12). Kléber Mendonça Filho, diretor da obra, celebrou as indicações nas redes sociais.
“Não sabia que as 3 indicações no Globo de Ouro são recorde brasileiro. Obrigado por me avisar e um abraço enorme pra toda a equipe inacreditável que fez O Agente Secreto”, publicou.
Não sabia que as 3 indicações no Globo de Ouro são recorde brasileiro. Obrigado por me avisar e um abraço enorme pra toda a equipe inacreditável que fez O AGENTE SECRETO. pic.twitter.com/0JHrKlUDYs
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) December 8, 2025
No ano passado, o Brasil já havia chegado perto com “Ainda estou aqui”, derrotado pelo francês “Emilia Perez”. Veja os concorrentes do longo brasileiro em cada categoria.
Melhor filme de Drama
- “O Agente Secreto”
- “Frankenstein”
- “Hamnet – A Vida Antes de Hamlet”
- “It Was Just An Accident”
- “Valor Sentimental”
- “Pecadores”
Melhor Filme de Língua Não-Inglesa
- O Agente Secreto (Brasil)
- It Was Just An Accident (França)
- No Other Choice (Coreia do Sul)
- Sentimental Value (Noruega)
- Sirāt (Espanha)
- A Voz de Hind Rajab (Tunísia)
Melhor ator de Drama
- Wagner Moura, “O Agente Secreto”
- Joel Edgerton, “Train Dreams”
- Oscar Isaac, “Frankenstein”
- Dwayne Johnson, “The Smashing Machine”
- Michael B. Jordan, “Sinners”
- Jeremy Allen White, Springsteen: “Deliver Me From Nowhere”
Reconhecimento internacional
A atuação de Wagner Moura tem sido apontada como um dos motores do sucesso global do filme. Ele interpreta um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula, em plena ditadura militar durante os anos 1970.
A performance do ator tem sido elogiada pela crítica internacional e rendeu a ele o prêmio de Melhor Ator no New York Film Critics Circle Awards (NYFCC), um dos mais tradicionais dos EUA.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O agente secreto” é também o representante brasileiro na disputa por uma vaga no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.
Neste domingo (7/12), ficou em 2º lugar no prêmio de Melhor Filme dos críticos de Los Angeles, um dos termômetros mais respeitados da temporada.
Nas previsões da revista Variety, já aparece entre os possíveis indicados ao Oscar de Melhor Filme, uma conquista rara para produções de língua não-inglesa.
Na semana passada, a obra venceu como Melhor Filme Internacional no NYFCC, além do prêmio de Melhor Ator para Wagner Moura.
