PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ex-baixista do Black Sabbath revela que está usando vozes de IA para compor novo álbum solo

Siga no

Além de estar trabalhando em autorais, Geezer Butler revelou que foi convidado para novo álbum de Tony Iommi, ex-colega de Black Sabbath. (Foto: Reprodução/Instagram/GeezerButler)

Compartilhar matéria

Geezer Butler, lendário baixista do Black Sabbath, está trabalhando em um novo material solo. O músico revelou que, desde o show de despedida da banda em Birmingham, em julho de 2025, ele está compondo canções inéditas e que um álbum poderá ser lançado a qualquer momento. Apesar de ainda não ter o vocal gravado, Butler assumiu que está usando inteligência artificial para “ajudá-lo a “dar voz às letras”.

O baixista explicou que a IA está sendo utilizada como um meio de facilitar o processo e que vai substituir temporariamente cantores reais, que ainda serão convidados. Desta forma, Butler pretende estruturar as músicas para além das linhas de baixo e, consequentemente, apresentar o projeto pronto a outros profissionais que vão auxiliar a gravação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Tenho um monte de material. Desde que fizemos o último show do Black Sabbath, eu venho revisitando tudo que compus desde os anos 1980 e atualizando tudo. O que antes me segurava era o fato de eu não ter um cantor quando estou em casa, mas aí a inteligência artificial apareceu [risos]. Estou usando um cantor de IA para dar voz às letras. Assim, posso levar esse material aos cantores com quem vou trabalhar e dizer: ‘é isso que eu quero no álbum’, para que eles tenham uma ideia melhor”, disse Geezer.

Projeto com Tony Iommi

Tony Iommi, ex-guitarrista do Black Sabbath, também está trabalhando em um material inédito. O sucessor do disco “Fused”, lançado em 2005, ainda não tem data para ser divulgado. Apesar da incerteza de calendário, Geezer revelou que foi convidado para participar do álbum do ex-parceiro de Sabbath.

Butler ainda afirmou que “um grande cantor da Suécia”, não especificado, também fará parte do disco de Iommi. O guitarrista falou sobre a liberdade para compor e demonstrou a alegria por estar realizando mais um trabalho aos 77 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Em 2026, eu, definitivamente, lançarei meu álbum solo. E estou realmente ansioso por isso. Estou gostando muito de fazê-lo, tem sido muito divertido, e eu realmente espero que vocês gostem”, disse Iommi em sua mensagem de final de ano.

Compartilhar matéria

Siga no

Gustavo Macedo

Jornalista graduado pela PUC Minas em atividade na Rede 98 desde 2023

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Entretenimento

Vocalista do Live revela mudança de planos no Rock in Rio e confirma que o Pearl Jam estaria no festival

Rock in Rio 2026: pré-venda começa hoje; veja preços, datas, ingressos e tudo o que você precisa saber

Paul McCartney revela seu Beatle favorito — e a resposta diz muito sobre sua relação com John Lennon

Dave Grohl participa de show do Sepultura em despedida histórica da banda nos EUA

Rock in Rio anuncia Calvin Harris e Black Eyed Peas, mas vira alvo de críticas de fãs de rock

Novo álbum de Paul McCartney traz memórias de Liverpool e dueto inédito com Ringo Starr

Últimas notícias

‘Vou estar com o meu povo em BH’, diz Damião sobre período da Copa do Mundo

Volante da Seleção fala sobre entrada polêmica em Endrick durante treino: ‘não vai ser a última’

‘Não quero tirar proveito político de uma coisa sagrada’, diz Lula sobre ausência na Marcha para Jesus

Monique Medeiros, mãe de Henry Borel, é solta após receber perdão judicial

Vazamento de água no Sion invade garagem de prédio e leva condomínio a cobrar ação da Copasa

TSE divulga distribuição de R$ 4,9 bi do Fundo Eleitoral; PL, PT e União ficam com 40% do total

Copa puxa busca por camisas de futebol e vendas já somam R$ 1,2 bi no ano

Neymar não viaja com seleção para Cleveland; segue em tratamento

‘Mataram meu filho pela terceira vez’, diz pai de Henry Borel após perdão judicial para Monique