O Atlético conquistou, nessa terça-feira (28/10), uma vaga na final da Copa Sul-Americana de 2025. A decisão do torneio pode encerrar não apenas a busca por um título inédito, mas também uma sequência negativa dos clubes brasileiros nas últimas edições da competição.
Nas três finais mais recentes da Sul-Americana, houve presença brasileira, mas todas terminaram com vice-campeonatos. O retrospecto começou em 2022, quando o São Paulo perdeu para o Independiente del Valle. Em 2023, o Fortaleza foi derrotado pela LDU, do Equador, e, em 2024, o Cruzeiro — maior rival do Atlético — acabou superado pelo Racing, da Argentina.
Clique aqui e assista na íntegra.
Veja também
Em 2021, um clube brasileiro também ficou com o vice, mas outro representante do país ficou com o título: na decisão entre Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino, o Furacão sagrou-se bicampeão da Sul-Americana.
Desde que a final do torneio passou a ser disputada em jogo único, clubes brasileiros só ficaram ausentes da decisão em 2019 e 2020. Desde então, todas as finais contaram com, ao menos, um representante do Brasil na disputa pelo título.
O Atlético é o primeiro finalista da Copa Sul-Americana de 2025. O adversário será definido na próxima quinta-feira (31/10): Lanús, da Argentina, e Universidad de Chile disputam a outra vaga na decisão.
