A final única do Campeonato Mineiro de 2026 não foi unanimidade entre todos os participantes. Após a reunião do Conselho Técnico do campeonato, realizada nesta quarta-feira (5/11), o CSO do Atlético, Paulo Bracks, revelou que o Galo tentou manter a decisão em dois jogos para a próxima temporada.
“Nós, juntamente com o Cruzeiro, tivemos uma votação conjunta para dez datas, principalmente em razão do sábado de Carnaval e da dificuldade de se ter jogo em Minas Gerais. E também pela final em dois jogos. Infelizmente, nenhuma das duas propostas foi aprovada na democracia dos votos. Mas seguimos com o calendário da CBF, de 11 datas sugeridas.”
Apesar da não aprovação, o dirigente considerou a reunião “positiva” e revelou a data de início do Campeonato Mineiro de 2026.
Clique aqui e assista na íntegra.
“A gente tem início no dia 10 de janeiro. Foi ventilado começar o campeonato um pouco antes, o que para nós seria muito ruim, até pela data de reapresentação de 2026. Mas foi muito positivo, e a gente vai ter um bom campeonato.”
Questionado se considera a redução de datas positiva para evitar o desgaste dos atletas no início da temporada, Bracks avaliou a mudança como “indiferente”.
“Não. Indiferente. Acredito que a extensão do calendário nacional pela CBF favorece os clubes que têm um calendário mais qualificado.”
O Atlético será o cabeça de chave do Grupo A e disputará uma vaga nas semifinais contra Uberlândia, Democrata e URT.
É importante ressaltar que o regulamento da primeira fase foi mantido com base nas edições anteriores. Assim, o Galo não enfrentará os adversários de seu grupo na primeira fase, apenas os clubes dos outros grupos. Ou seja, o alvinegro enfrentará Cruzeiro, América, Tombense, Betim, Pouso Alegre, Athletic, Itabirito e North na fase de grupos.
