Cruzeiro anuncia Kauã Morais em meio a atrito com o Athletico-PR

Siga no

Lateral assinou com o Cruzeiro até 2030 (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Compartilhar matéria

O Cruzeiro acertou mais um reforço para a temporada. Nesta terça-feira (2/9), o clube anunciou a contratação do lateral-direito Kauã Morais, de 18 anos, que estava no Athletico-PR. O jogador chega em definitivo ao Cruzeiro, com contrato válido até 2030.

Clique aqui e veja a publicação do Cruzeiro nas redes sociais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2025, Kauã disputou 16 partidas com a camisa do Furacão, sendo titular em 15 delas. Pelo Athletico, o lateral marcou dois gols e deu uma assistência. Apesar da pouca idade, ele pode ganhar oportunidades com Leonardo Jardim, já que Fagner sofreu uma fratura na perna direita e só deve retornar no fim da temporada, enquanto William, titular da posição na Raposa, vem sendo poupado pelo treinador para controle de carga.

Negociação ‘polêmica’

A chegada de Kauã Morais ao Cruzeiro gerou polêmica nos bastidores do futebol. O Athletico-PR, clube de origem do jogador, se disse lesado na negociação e afirmou que o Cruzeiro descumpriu um acordo firmado anteriormente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Kauã chegou ao Athletico-PR no início do ano para integrar o elenco sub-20, mas recebeu oportunidades no time profissional. Com isso, o Furacão adquiriu 70% dos direitos econômicos do atleta e iniciou negociações para renovar seu contrato, prevendo um reajuste salarial.

Paralelamente às conversas de renovação, o Athletico-PR foi procurado pelo Cruzeiro por meio do diretor de futebol Paulo Pelaipe, que manifestou interesse na contratação de Kauã. Após as tratativas, os clubes acordaram que o Furacão renovaria o contrado do jogador. O Cruzeiro só poderia contratar o atleta em 2026 e para isso, não precisaria pagar a multa recisória.

No entanto, pouco tempo depois, o Cruzeiro pagou a multa da recisão do lateral, no valor de pouco mais de R$ 10 milhões, e contratou o jogador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Athletico informou que “buscará a devida reparação de seus direitos nas instâncias competentes”.

Leia a nota do Athletico na íntegra:

O Club Athletico Paranaense informa que, no dia 29 de agosto, recebeu notificação extrajudicial do atleta Kauã Moraes da Silva, comunicando a rescisão unilateral de seu contrato, sem justa causa, mediante o depósito da multa rescisória.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Athletico recorda que o atleta chegou ao clube proveniente do Palmeiras, em operação gratuita que resultou na partilha de 50% dos direitos econômicos. Em processo de valorização, e já integrado à equipe principal, o CAP iniciou tratativas para reajuste salarial e renovação contratual.

Ainda durante essas negociações, em 10 de julho, o clube exerceu a opção de compra de mais 20% dos direitos econômicos junto ao Palmeiras, passando a deter 70% da participação sobre o atleta. Paralelamente, estavam em curso conversas com o atleta e seus representantes, vinculados à empresa Roc Nation Sports Brazil Ltda., acerca das condições da renovação contratual, incluindo remuneração, prazos e comissões.

Ainda em julho, o Athletico Paranaense recebeu um contato da SAF do Cruzeiro, através de seu Diretor de Futebol, Paulo Pelaipe, manifestando o interesse na contratação do atleta. Após este contato, o assunto foi direcionado ao Presidente Mario Celso Petraglia, que conduziu as tratativas junto ao vice-presidente da SAF do Cruzeiro, Pedrinho Júnior, manifestando interesse no atleta e assegurando que não haveria o depósito da multa rescisória. Em contrapartida, foi prometido pelo Athletico que a SAF do Cruzeiro teria prioridade em eventual negociação na próxima janela de transferências.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No dia 21 de agosto, foi alcançado consenso entre as partes para a renovação contratual do atleta, com as minutas contratuais em fase final de revisão para assinatura.

Diante desse contexto, o Athletico repudia a conduta dos envolvidos, que, valendo-se de forma oportunista de um dispositivo legal, ignoraram que a renovação contratual já havia sido acordada entre as partes e se encontrava em fase final de formalização. Tal atitude representa o descumprimento da palavra empenhada e o desrespeito às negociações em curso. O clube, por fim, informa que buscará a devida reparação de seus direitos nas instâncias competentes.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cruzeiro

América anuncia contratação do atacante David da Hora

Torcida do Cruzeiro esgota ingressos para duelo contra Atlético pela Copa do Brasil

Cruzeiro x Atlético: Mudança na venda de ingressos gera insatisfação entre sócios

Cruzeiro x Corinthians: CBF define datas e horários da final do Campeonato Brasileiro Feminino

Cruzeiro anuncia contratação do atacante equatoriano Keny Arroyo

Em menos de um dia, Cruzeiro vende 43 mil ingressos para clássico na Copa do Brasil

Últimas notícias

Cármen Lúcia rebate advogado de Ramagem e defende urnas eletrônicas

‘Workaholic está fora de moda’: equilíbrio na vida pessoal é chave para o futuro, defende especialista

Brasil tem o 6º maior crescimento econômico do G20 em 1 ano

Serra do Curral, em BH, recebe ‘trilha de aniversário’ gratuita neste sábado

Idosos com mais de 90 anos ganham massa muscular com suplemento da UFMG à base de buriti

‘Isso não é (só) trabalho’: conheça o jogo que transforma conversas em conexões

Oposição diz que julgamento no STF é ‘teatro’ e quer votar anistia na Câmara nesta semana

Visto para EUA: novas regras estão em vigor a partir desta terça-feira

Proteção veicular em Minas gera 2 milhões de empregos e entra em nova fase de regulamentação