O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), última instância da justiça desportiva, anulou de forma unânime e definitiva a suspensão de 24 meses imposta a Gabigol por suposta violação das regras antidoping. A decisão, sem possibilidade de recurso, foi divulgada nesta sexta-feira.
O comunicado foi realizado nesta sexta-feira (4/7) pelo Tribunal, com sede na Suíça.
Segundo o CAS, ainda nos tempos de Flamengo, o atacante teve conduta inadequada durante o exame, mas isso não configura adulteração conforme o Código Mundial Antidoping. O Tribunal ainda criticou a atuação dos oficiais de controle, que não seguiram protocolos mais firmes no momento do teste.
Gabigol chegou a ser suspenso em março de 2024, mas conseguiu efeito suspensivo e seguiu treinando. Se o recurso tivesse sido rejeitado, o atacante não poderia atuar nem treinar no Cruzeiro até o fim deste mês. A defesa foi conduzida pelo escritório Bichara e Motta Advogados.
O Cruzeiro tomou ciência da decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), que absolveu o atleta Gabriel da acusação de fraude em exame antidoping.
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 4, 2025
Com isso, o atacante está totalmente liberado para dar sequência em sua trajetória como atleta profissional. pic.twitter.com/yJIZZc6VRI