O primeiro jogo entre Atlético e América, pela semifinal do Campeonato Mineiro, acontece apenas no próximo domingo (22/2), mas os clubes já se movimentam nos bastidores para definir detalhes da partida. Nesta quarta-feira (18/2), a Rede 98 confirmou que as equipes chegaram a um acordo para que o duelo tenha arbitragem de fora de Minas Gerais.
Os dois clubes concordaram com a decisão e já encaminharam o pedido à Federação Mineira de Futebol (FMF). A entidade, inclusive, acatou a solicitação e enviou ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), requisitando a indicação de um árbitro de outro estado para apitar a partida.
A reportagem confirmou, com uma fonte, que o árbitro será do quadro da FIFA, assim como o responsável pelo árbitro de vídeo (VAR). A definição do nome ainda depende de um processo interno da CBF. A oficialização deve ocorrer, no máximo, até a próxima sexta-feira (20/2).
Decisão já ocorreu no Mineiro
Um clássico desta edição do Campeonato Mineiro já contou com arbitragem de fora do estado. A partida entre Atlético e Cruzeiro, válida pela 5ª rodada, teve como árbitro Davi de Oliveira Lacerda (ES). O pedido foi feito pelo Cruzeiro no Conselho Técnico do Campeonato Mineiro, realizado no ano passado.
A escolha do nome
A definição por parte da CBF depende de um processo que envolve as demais federações estaduais. A entidade aguarda que os estados indiquem os árbitros para as partidas do fim de semana. Após essas definições, a CBF escolherá o responsável por Atlético x América entre os nomes que não forem designados para outros jogos.
E a partida de volta?
A partida de volta também terá arbitragem de outro estado. A definição dos árbitros das duas partidas deve sair nesta quinta-feira (19/2), quando terá a audiência da arbitragem junto à CBF
Atlético e América se enfrentam neste domingo (22/2), às 18h, na Arena MRV.