Conheça Gui Santos, brasileiro que pode ser um dos grandes destaques da NBA nas próximas temporadas

Por

Siga no

Reprodução/Golden State Warriors

Compartilhar matéria

O período de off-season na NBA é sinônimo de novas aquisições por parte das franquias e, claro, de Summer League. Caso você não esteja tão familiarizado, o torneio de pré-temporada reúne as 30 equipes da liga que competem entre si, com elencos formados por calouros, jogadores que estão na sua 2ª temporada e agentes-livres. 

Um dos destaques da atual edição da competição é o brasileiro Gui Santos, revelado pelo Minas Tênis Clube, e que hoje desenvolve o seu basquete no poderoso Golden State Warriors. Além disso, o ala disputará o Mundial com o Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem é Gui Santos?

Guilherme Carvalho dos Santos, mais conhecido como Gui Santos, tem apenas 21 anos, 2,01 m de altura e é natural de Brasília. Filho de ex-atletas do basquete, o jovem ala chegou ao time profissional do Minas com apenas 16 anos. Na temporada 2018/19, ele começou a sua transição para o time adulto. Em 2020/21, passou a fazer parte da rotação do time, já mostrando um QI de jogo elevado.

Dono de um talento absurdo, Gui chamou a atenção da Seleção Brasileira. A primeira convocação veio em janeiro de 2020, feita pelo técnico croata Aleksandar Petrovic.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Destino: Draft da NBA

Em 2022, Gui Santos foi a escolha de número 55 do Draft da NBA. No evento anual, as 30 franquias podem recrutar destaques das universidades e atletas estrangeiros. O destino do brasileiro foi o sete vezes campeão, Golden State Warriors, de Stephen Curry, o maior arremessador da história da liga.

Ele chegou a treinar com a franquia de San Francisco, porém foi remanejado para o Santa Cruz Warriors, equipe de desenvolvimento do Golden State, que disputa a G-League. Por lá, o jovem obteve boas médias e recebeu elogios de vários jogadores e especialistas.

Nos Estados Unidos, Gui ganhou massa muscular e desenvolveu consideravelmente o alcance de seu pulo vertical. Com isso, neste ano, o ala ganhou a oportunidade de disputar a Summer League.

Vai ter espaço nos Warriors?

Talvez esse seja o grande questionamento dos brasileiros que torcem para os Warriors. Gui Santos vem se destacando bastante na Summer League. O jogador registrou pontuação de dois dígitos em todas as quatro primeiras partidas da competição. Porém, o ótimo desempenho não é garantia de que o atleta marcará presença na rotação do time, já que a franquia pretende trabalhá-lo a longo prazo.

Na minha avaliação, Gui Santos teria espaço na equipe principal. O seu jogo de perímetro vai de encontro ao estilo do ala-armador Jordan Poole, trocado pelo Warriors, e que jogará a próxima temporada no Washington Wizards. O brasileiro espaça bem a quadra e já mostrou ter um bom arremesso de longa distância. Tendo um contrato two-way, Gui poderá ganhar alguns minutos sob o comando do técnico Steve Kerr e, consequentemente, desenvolver o seu QI.

Como bom brasileiro, sempre vou torcer para que os atletas do nosso país tenham êxito. Como amante da NBA, a torcida se multiplica. Tomara que Gui Santos seja mais um exemplo de sucesso na maior liga de basquete do mundo, seguindo os passos de Leandrinho, Varejão, Nenê, Splitter e outros.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Final definida! PSG goleia o Real Madrid e encara o Chelsea da decisão da Copa do Mundo de Clubes

Chelsea ‘dá troco’ no Flamengo após se classificar para a final do Mundial de Clubes

Liverpool vai pagar salários de Diogo Jota à família após tragédia

Fluminense na semifinal! Vitória por 2 a 1 coloca clube entre os quatro melhores do mundo

Liverpool anuncia que camisa 20 será eternizada por Diogo Jota

Clubes mineiros e outras figuras do esporte lamentam a morte do atacante Diogo Jota

Últimas notícias

Tarifa imposta por Trump pesa mais sobre mercado mineiro, afirma especialista

Vice-presidente do Cruzeiro abre o jogo sobre a busca por um zagueiro

Extrajudicialização das Relações Familiares: Um Caminho para o Diálogo e a Harmonia

Nikolas Ferreira visita treino do Cruzeiro na Toca da Raposa II

Cruzeiro desiste de Gabri Martínez, mas mantém atacantes no radar

Mineira na ABL: Ana Maria Gonçalves é a primeira mulher negra a se tornar imortal

Há lista de retaliação contra EUA sem impacto na inflação, diz Haddad

Presidente Fiemg diz que Brasil ‘tem mais a perder que EUA’ e sugere acordo entre os países

Zema volta a se pronunciar sobre tarifaço e chama medida de injusta