A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta sexta-feira (17/10), um comunicado alertando para a possibilidade de pancadas de chuva de até 20 milímetros, acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 40 km/h. O aviso é válido até as 8h deste sábado (18/10).
Durante o período de instabilidade, a recomendação é evitar o trânsito em ruas sujeitas a inundações e não se abrigar sob árvores. O órgão municipal também orienta que moradores não tentem atravessar vias alagadas e mantenham crianças afastadas de enxurradas. Em caso de ventos fortes, motoristas devem estacionar longe de postes e estruturas que possam ser danificadas.
A Defesa Civil ainda alerta para sinais de deslizamento, como rachaduras nas paredes, surgimento de fendas no solo ou de minas d’água no terreno. Caso esses indícios sejam identificados, a população deve acionar ajuda imediatamente, pelo número 199 pelo 116, no caso de cabos elétricos rompidos.
Previsão pro fim de semana
No sábado (18), BH terá céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais ao longo do dia. A temperatura mínima prevista é de 18 °C e a máxima pode chegar a 34 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 35% à tarde.
No domingo (19), o cenário não será muito diferente. Há previsão de chuvas, raios e ventos ocasionais, mas com declínio da temperatura máxima, que deve ficar em 26 °C. A mínima será de 17 °C, com umidade relativa do ar mínima de 45% à tarde.
Emissão de alertas
Os moradores de BH podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.