PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

BH ganha terceiro banheiro público autolimpante; saiba onde ele fica

Siga no

O equipamento conta com um sistema de limpeza automático após o uso (Rodrigo Clemente/PBH)

Compartilhar matéria

Começou a funcionar, nessa sexta-feira (30/5), mais um banheiro público autolimpante em Belo Horizonte. Localizado na rua Tabaiares, próximo à rua Sapucaí, esta é a terceira unidade entregue pela Prefeitura de BH neste ano.

O banheiro pode ser usado de maneira gratuita, das 6h às 22h, com permanência limitada a 10 minutos por usuário. Um quarto banheiro já foi instalado na Avenida Olegário Maciel, próximo à Praça Raul Soares, e passa por testes. O equipamento entrará em operação em breve. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os outros dois banheiros funcionam na Praça da Estação e na Praça da Rodoviária. Segundo a PBH, os equipamentos já atenderam cerca de 110 mil usuários desde fevereiro.

A Prefeitura de Belo Horizonte planeja instalar mais duas unidades neste ano, uma na rua Rio de Janeiro, próximo à Praça Sete, e outra na Praça do Papa. 

Estrutura dos banheiros autolimpantes

Cada banheiro conta com duas cabines, equipadas com vaso sanitário, pia, reservatório de sabonete líquido, papel higiênico, secador de mãos e lixeira, com reposições diárias. 

O acionamento de todos os serviços – sabonete, água e secagem das mãos – é realizado por sensores de aproximação, evitando o contato físico e, consequentemente, a exposição a agentes microbiológicos. Também será veiculada uma mensagem de áudio com instruções sobre o uso adequado do banheiro. 

As portas dos banheiros são equipadas com sinalizações claras para informar os usuários sobre o status do equipamento: “livre” (luz verde), “desligado” (luz vermelha), “ocupado” (luz amarela) e “limpeza” (luz azul). 

A porta se fecha automaticamente após 10 segundos, mas pode ser aberta e fechada manualmente a qualquer momento. Além disso, há um sensor de emergência na parte interna da cabine que, ao ser acionado, permite a abertura automática da porta por 2 minutos. 

Além disso, o sistema de limpeza do banheiro é totalmente automatizado. Quando a cabine é desocupada, sensores de presença iniciam o processo de higienização, realizado por sprinklers (chuveiros hidráulicos) que aplicam água e produtos de limpeza no chão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além do sistema de autolimpeza, todos os banheiros autolimpantes instalados contam com uma equipe de apoio que realiza rondas periódicas para garantir a higiene e prestar orientações aos usuários. 

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

‘Famílias estão sendo destruídas pelo endividamento’, diz Wagner após suspensão de projeto contra bets

Greve da educação é encerrada após 45 dias, e professores voltam às escolas nesta quinta-feira em BH

Linhas de ônibus 325 e 205 terão mudanças no itinerário em BH; entenda

VÍDEO: Motociclista morre após batida com carro na Avenida Aníbal Macedo, em Contagem

Menino de 3 anos fica grudado em sofá após derramar supercola e mobiliza bombeiros em Betim

Mais de 40 bairros de Brumadinho podem ficar sem água nesta quarta-feira

Últimas notícias

Toffoli propõe 60 dias para big techs se adequarem a regras do STF

Após aprovação de ‘pautas-bomba’ no Senado, Gilmar Mendes alerta para gastos sem fonte de custeio

Fundo do Pré-Sal para dívidas do agro; entenda o projeto aprovado pelo Senado

Fazenda estima impacto de R$ 140 bilhões e ameaça ir ao STF contra renegociação de dívidas rurais

Irã anuncia fechamento do Estreito de Ormuz após nova ofensiva dos Estados Unidos

‘Novo Cissé’: Atlético se aproxima de contratação de nova joia africana

Dólar fecha em leve queda com núcleo de CPI dos EUA subindo menos do que o esperado

EUA realizam nova ofensiva contra o Irã pelo segundo dia consecutivo

Lula anuncia ofensiva contra receptação de celulares roubados e quer usar Correios para devolução dos aparelhos