Cemitérios municipais terão esquema especial para visitação no Dia de Finados

Siga no

Os cemitérios da Paz, Saudade, Bonfim e Consolação estão sendo preparados para o Dia de Finados, neste domingo (Carlos Avelin/PBH)

Compartilhar matéria

Os cemitérios da Paz, Saudade, Bonfim e Consolação estão sendo preparados para o Dia de Finados, neste domingo (2/10). Para garantir a segurança e melhoria na circulação do público, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) fez um planejamento especial para a data, que contará com o apoio da Guarda Civil Municipal, BHTrans, Fiscalização, Centro Integrado de Operações (COP-BH) e Polícia Militar.

Os cemitérios vão funcionar das 7h às 17h30 para as visitações. O quadro de funcionários será reforçado para atendimentos à população, inclusive para orientações sobre pendências ou regularização de jazigos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para facilitar a localização dos jazigos, haverá sinalização interna com faixas indicativas, distribuição de mapas e funcionários para orientar os visitantes. Além disso, serão disponibilizados cartazes com QR Code para acesso ao Sistema de Necrópoles do Município (Sinec).

Ao acessar a plataforma é necessário incluir o nome completo e correto da pessoa falecida na aba de pesquisa para a localização exata da quadra e do jazigo. Caso o visitante queira consultar antes de sair de casa, basta acessar este link.

Homenagens e celebrações

Os visitantes que desejarem homenagear seus entes queridos podem levar apenas flores naturais acondicionadas em embalagens que não permitam acúmulo de água. Vale lembrar que flores artificiais não são permitidas porque favorecem o acúmulo de água e a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Do lado de fora dos cemitérios também haverá comerciantes de flores naturais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante todo o dia serão realizadas celebrações religiosas organizadas pelas instituições. Serão oferecidos ainda, pelas funerárias parceiras, serviços de acolhimento aos visitantes, com distribuição de água e medição de pressão, dentre outros.

Alterações no trânsito

Será permitida a entrada dos veículos nos cemitérios, de acordo com a capacidade de lotação de cada um. Além disso, a preferência será para os veículos de familiares e amigos que irão acompanhar os sepultamentos agendados para essa data. Preenchidas as vagas, haverá a suspensão temporária de entradas até a normalização do fluxo de veículos.

Além de se informar antecipadamente sobre o trânsito e a devida localização do jazigo, a orientação é que seja reservado um tempo maior para percorrer o cemitério, por se tratar de dia atípico, com grande fluxo de pessoas.

Para tentar agilizar os deslocamentos, a BHTrans fará alterações no trânsito de vias próximas aos cemitérios, que estarão devidamente sinalizadas. Os visitantes também podem acompanhar as informações que serão divulgadas nas redes sociais da BHTrans até a véspera do Dia de Finados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Horários de missas

  • Cemitério do Bonfim: 8h, 10h, 14h e 16h
  • Cemitério da Paz: 7h30, 9h, 11h, 13h30, 15h e 16h30
  • Cemitério da Saudade: 7h, 9h, 11h, 13h e 15h
  • Cemitério da Consolação: 8h, 10h e 15h

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Prefeitura de BH testa varredeira elétrica para limpeza de praças e calçadas

Dia de Finados: Enterro em BH pode custar até R$ 89 mil

Neve em BH? Morador transforma casa em atração natalina

Defesa Civil emite alerta de chuva para Belo Horizonte nesta quarta-feira (29/10)

Inscrições para auxílio financeiro aos blocos de Carnaval em BH terminam hoje

Ministério Público identifica ocupação permanente de pessoas em situação de rua em dois parques de BH e cobra ações

Últimas notícias

Lula sanciona lei que endurece combate a crime organizado e amplia proteção a agentes

Flamengo mostra raça e garante presença na final da Libertadores

“O Atlético teve o cuidado de analisar os contratos”, diz Marcelo Paz, presidente da LFU

Reunião do Cruzeiro com a CBF teve presença de Pedrinho e forte cobrança por erros de arbitragem

Nikolas Ferreira chama Operação Contenção no Rio de ‘maior faxina’

‘Temos carregado o ônus da ineficiência do governo federal’, diz Zema sobre megaoperação no Rio de Janeiro

CBF divulga datas e horários da semifinal da Copa do Brasil; Confira

Alexandre de Moraes manda governador do Rio prestar esclarecimentos sobre operação

Senado instalará CPI do Crime Organizado